Em busca de transformar o mundo em um lugar melhor, o Centro Universitário de Cascavel - Univel procura desenvolver os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). No Brasil são 175 metas dentro de 17 ODS para contribuir com diversas temáticas, como: erradicação da pobreza, saúde, educação, crescimento econômico, redução das desigualdades, cidades sustentáveis, sociedades pacíficas, justas e inclusivas.
Hoje a Univel contribui com todas as 17 metas, desenvolvendo projetos em prol da comunidade. “Desenvolvemos práticas para o desenvolvimento sustentável e contribuímos com os 17 objetivos. Realizamos diversas ações, como a impressão em folha dupla, copos térmicos para os professores, bicicletário, coleta e descarte adequado de resíduos eletrônicos e remédios vencidos”, explica a Coordenadora do Centro de Pesquisa e Extensão da Univel, Elaine Kronbauer.
Selo Sesi ODS 2020
O Fiep (Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná), por meio do Sesi no Paraná, reconhece todos os anos as instituições que possuem boas práticas e que desenvolvem ações em prol desta causa. Em 2020 a Univel conquistou novamente o selo, demonstrando seu compromisso com a comunidade. “O selo reconhece instituições que contribuem para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e que provam isso através de suas práticas, não apenas na teoria. Dentro dos objetivos, nós temos causas muito nobres, neste ano, a Univel se engajou nos projetos voltados para o combate a pandemia”, explica Elaine.
No cenário deste ano, o Selo Sesi ODS 2020 procurou estimular as instituições paranaenses a assumir o protagonismo na realização de boas práticas para a prevenção e combate da Covid-19 e ações pós pandemia. Ao ampliar e consolidar atividades sociais focadas nos ODS, as empresas se conscientizam sobre as transformações do mundo, compreendendo para onde a sociedade caminha.
Produção de máscaras e promoção da conscientização
Pensando assim, uma das ações da Univel que recebeu destaque foi o projeto do curso de Engenharia Mecânica “Impressora 3D contra a Covid-19”. A iniciativa teve como objetivo auxiliar profissionais da saúde por meio da fabricação de máscaras face shield, seguindo um modelo mundial, em que a tecnologia foi utilizada para reduzir custos. “As unidades de atendimento à população requerem inúmeros profissionais da saúde, sendo que esta demanda naturalmente aumentou durante o ciclo da pandemia, consequentemente elevando também a demanda por material hospitalar”, explica o Coordenador de Engenharia Mecânica, Germano Scarabelli Assunção.
A iniciativa da produção em parceria com a Fundetec - Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico de Cascavel proporcionou a produção de mais de 300 protetores faciais distribuídos em diversas unidades de saúde da cidade, servindo como uma segunda proteção, além das máscaras.
Além disso, no início da pandemia a Univel implementou o plano de ação de combate “Juntos contra a Covid-19”. Algumas das ações realizadas foram: buscar profissional infectologista para esclarecer o assunto, seguir as orientações da OMS, verificar a temperatura na entrada da instituição, identificando possíveis sintomas, distribuição de álcool em gel e cartazes orientativos em todos os ambientes de trabalho, entre outras.
Outras ações que foram essenciais nessa conquista: em parceria com o Procon os alunos e professores de Ciências Contábeis auxiliaram na supervisão dos preços dos supermercados e as doações de cestas básicas por meio de projetos do curso de Direito e do evento da Jornada Científica.
Via: Assessoria Centro Univel - Foto: Divulgação
Envie sugestões de Pautas, Fotos, Videos, ou Participe do grupo no WhatsApp ou do nosso Canal no Telegram receba as principais notícias do oeste do Paraná em primeira mão!
CANAL NO WHATSAPP - CANAL DO TELEGRAM - GOOGLE NEWS