Cascavel

Cascavel é reconhecida e renova Selo ODS

Este ano, as atividades selecionadas foram de ações que atuaram na prevenção, no co...

17 dez 20 - 10h27 Redação SOT
Cascavel é reconhecida e renova Selo ODS

Este ano vivemos em um mundo totalmente diferente, no qual o medo e a insegurança se fez presente, principalmente, no quesito economia. Com a Covid-19, todos os setores foram afetados e milhares de pessoas se viram sem emprego ou mudando de rotina para se adaptar ao “novo normal”. A distância foi e tem sido fundamental, além de muitas outras ações que estão amenizando os impactos da pandemia.

Diante desse cenário, o Município de Cascavel por meio da Fundetec (Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico) e da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, lançaram dois projetos que visam fomentar a economia e incentivar a capacitação de empresas e da população em geral. O Radar de Inovação e o espaço Soluções do Futuro garantiram a cidade o reconhecimento do Selo ODS.

Os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável foram criados pela ONU (Organização das Nações Unidas) e envolvem diversos aspectos para a evolução da sociedade e do planeta até 2030. No Paraná, o Sistema Fiep (Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná) é responsável por trabalhar e estimular estes propósitos nas empresas e instituições, para que elas possam se envolver por completo nas mudanças.

Em parceria com o Sesi (Serviço Social da Indústria), a Federação lançou o Prêmio Sesi ODS, no qual reconhece projetos feitos por órgãos públicos e privados que levantam a bandeira da sustentabilidade e da prosperidade. Este ano, as atividades selecionadas foram de ações que atuaram na prevenção, no combate e na pós-pandemia da Covid-19. Os projetos da Fundetec e da Semdec são voltados para boas práticas pós-pandemia por abrangerem a educação, inovação e a retomada econômica.

“Nós conseguimos essa renovação e reconhecimento da Fundetec e isso vem a abrilhantar cada vez mais as atividades que temos desenvolvido no município. É super importante estarmos aderente aos princípios da ODS e buscamos cada vez mais apoiar e desenvolver essas práticas sustentáveis dentro do município de Cascavel”, destacou o diretor técnico da Fundação, Fabrício Barbi.

Programa Radar de Inovação

O Programa Radar de Inovação iniciou com uma plataforma tecnológica e recebeu 77 ideias. Em 2020, a relação aos empregos acumulados (CAGED), do município de Cascavel, apresentou índices negativos de 0,02%, ocasionados pela pandemia da Covid-19. Pensando nisso, o Programa Radar de Inovação foi complementado pelo edital de fomento à Inovação com apoio de parceiros (ACIC, ACIC-LABS, AMIC, Sebrare, Iguassu-It e Mackenzie) com objetivo de auxiliar a retomada da economia local pós-pandemia. Esta ação, na primeira fase, recebeu 57 ideias, 30 startups foram selecionados para workshops, founders, conexões, mentorias e demodays. Por fim, foram apoiadas 10 startups pré-incubadas com subvenção econômica para incentivar o desenvolvimento do empreendimento e 6 foram graduadas.

Projeto Soluções do Futuro

O projeto abrange em seu escopo a consolidação de ações que visam estimular a formação, capacitação, treinamentos e palestras aos cidadãos. O projeto também proporciona troca de experiências, a ampliação da rede de contatos (hub), discussão nos formatos inovadores (talk show) de assuntos relacionados à inovação, além de realizar palestras, cursos e painéis que incentivam o empreendedorismo e a inovação da região oeste do Paraná. Alguns resultados em 2020: 612 pessoas via Youtube, 171 pelo Instagram e 74 pela ferramenta Team Microsoft / Google Meet. Presencialmente, em virtude da pandemia e medidas de segurança, limitado a 10 participantes por oficinas, foram atingidas 165 pessoas. Foram realizadas 27 Oficinas com temáticas voltadas ao estímulo do emprego, pandemia da Covid-19 e seus impactos, administração de empresas, saúde e bem estar social, coaching, alto performance, direito digital, línguas e propriedade intelectual.

Prêmio em 2019

Este ano as ações foram reconhecidas e renovaram o Selo ODS com o município, mas em 2019, além do reconhecimento, a Fundetec ganhou a nível municipal, na categoria Ensino, o primeiro lugar do Prêmio Sesi ODS com o Projeto CRIAR que é um modelo pedagógico para ensino de programação e robótica aos alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Sua finalidade é a construção do pensamento computacional e a melhoria do rendimento escolar dos alunos a partir do uso da linguagem de programação, modelagem e impressão 3D, conhecimento de circuitos elétricos, construção de estruturas robóticas educacionais. Foram impactados 500 professores e 2000 alunos oriundos de nove escolas de Cascavel, Pato Bragado e Toledo. Como resultado, têm-se alunos com maior desenvolvimento cognitivo em todas as áreas e participação efetiva nas atividades, assim como, redução da evasão escolar de 3,2% para 0,74% e rendimento do IDEB de 5,5 em 2011 para 6,5 em 2017. Este modelo inovador está contribuindo para mitigar as desigualdades sociais e construir uma educação de qualidade.

Via: Portal do Município de Cascavel - Foto: Divulgação


Envie sugestões de Pautas, Fotos, Videos, ou Participe do grupo no WhatsApp ou do nosso Canal no Telegram receba as principais notícias do oeste do Paraná em primeira mão! 

CANAL NO WHATSAPP  -  CANAL DO TELEGRAM - GOOGLE NEWS 



Leia Também:
Publicar um comentário:
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.