Paraná

Estudos da Itaipu contribuem para geração de conhecimento científico no País

Levantamento mostra um total de 582 trabalhos científicos publicados sobre o reserv...

27 jan 21 - 19h49 Redação SOT
Estudos da Itaipu contribuem para geração de conhecimento científico no País

Pesquisadoras da Universidade Federal do ABC (UFABC), campus Santo André, em colaboração com o Núcleo de Inteligência Territorial (NIT) da Itaipu e do Parque Tecnológico Itaipu (PTI), realizaram um levantamento bibliométrico de trabalhos científicos publicados entre o período de 1976 e 2020 com base nas palavras-chave: Itaipu, Reservatório de Itaipu, Barragem de Itaipu e UHE Itaipu.

Para fazer o estudo, foi usada a ferramenta Scopus, uma base de dados internacionalmente reconhecida e consolidada que dispõe de resumos e citações de pesquisas de diversas áreas do conhecimento. O banco inclui publicações científicas de mais de 16.000 revistas.

O levantamento demonstrou um total de 582 trabalhos publicados nas mais diversas áreas do conhecimento. Os resultados são apresentados na forma de mapas bibliométricos, separando por meio das cores variadas os temas mais explorados no tempo e mostrando as diferentes associações entre as áreas do conhecimento a partir de balões e vetores.

Entre as temáticas mais abordadas estão aquelas relacionados ao Brasil, sendo as áreas do conhecimento com maior destaque no mapa: monitoramento ambiental (azul), plantas aquáticas (amarelo), produção de energia (vermelho), fauna (lilás) e peixes (verde).

O mapa indica também a quantidade de estudos publicados em revistas cientificas utilizando estes temas e ilustrados pelo tamanho do balão - isto é, quanto maior o balão, maior o número de estudos relacionados àquele tema. Os temas com maior número de trabalhos no período levantado foram: monitoramento ambiental, plantas aquáticas e peixes. Observa-se, ainda, uma quantidade expressiva de trabalhos produzidos em temas técnicos como transmissão de energia e sistemas elétricos.

Via: Assessoria Itaipu Binacional - Foto: Divulgação


Envie sugestões de Pautas, Fotos, Videos, ou Participe do grupo no WhatsApp ou do nosso Canal no Telegram receba as principais notícias do oeste do Paraná em primeira mão! 

CANAL NO WHATSAPP  -  CANAL DO TELEGRAM - GOOGLE NEWS 



Leia Também:
Publicar um comentário:
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.