Cascavel

Vereador Dr. Lauri indica criação do Conselho Municipal do Idoso

O vereador cita o importante trabalho realizado pelo Conselho Tutelar da Criança e...

27 jan 21 - 19h53 Redação SOT
Vereador Dr. Lauri indica criação do Conselho Municipal do Idoso

O vereador Dr. Lauri (PROS) protocolou nesta quarta-feira (27) a Indicação 48/2021, solicitando à prefeitura que estude a criação do Conselho Tutelar do Idoso.

O vereador cita o importante trabalho realizado pelo Conselho Tutelar da Criança e do Adolescente como exemplo de como um órgão desta natureza pode ajudar a proteger os idosos do município e indica que “o Executivo Municipal, detentor do direito de iniciativa, proponha a criação do Conselho Tutelar do Idoso nos mesmos moldes”

Dr. Lauri se baseia no Art. 230 da Constituição Federal, que assegura ser “da família, a sociedade e o Estado o dever de amparar as pessoas idosas, assegurando sua participação na comunidade, defendendo sua dignidade e bem-estar a garantindo-lhes o direito à vida". O vereador cita ainda a Lei Federal n° 8.842/1994, que dispõe sobre a política nacional do idoso e que criou o Conselho Nacional do Idoso que garante os direitos humanos da pessoa idosa. Entre os princípios que regem ambos os documentos legais, se destaca a necessidade de o Poder Público propiciar ações de políticas públicas para esta parcela da população que representa um número cada vez maior de pessoas e com uma expectativa de vida crescente.

Na indicação, o vereador assinala que o Conselho Tutelar do Idoso teria como função primordial a proteção e a vigilância constante dos direitos dos idosos, garantindo a eficácia e a aplicabilidade da legislação vigente haja vista que sua atuação será fundamentada na Lei Municipal nº 7.002/2019 que trata sobre a criação do Conselho Municipal dos Direitos do Idoso – CMDI.

Via: Assessoria de Imprensa/CMC- Foto: Flavio Ulsenheimer


Envie sugestões de Pautas, Fotos, Videos, ou Participe do grupo no WhatsApp ou do nosso Canal no Telegram receba as principais notícias do oeste do Paraná em primeira mão! 

CANAL NO WHATSAPP  -  CANAL DO TELEGRAM - GOOGLE NEWS 



Leia Também:
Publicar um comentário:
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.