Trevo Cataratas: Transitar e Território Cidadão explicam mudanças viárias a moradores e empresários
O objetivo é esclarecer dúvidas quanto ao croqui da primeira fase das obras do Trevo Cataratas, que irão impactar diretamente essas duas vias urbanas...
Moradores e, em sua grande maioria, empresários que estão fixados na Avenida Cinira Rodrigues dos Santos e na Rua Francisco Ignácio Fernandes, no Bairro Cataratas, estão recebendo hoje (2) uma ação orientativa conjunta de agentes da Transitar e do Território Cidadão. O objetivo é esclarecer dúvidas quanto ao croqui da primeira fase das obras do Trevo Cataratas, que irão impactar diretamente essas duas vias urbanas com toda infraestrutura necessária para, num segundo momento, absorver o fluxo rodoviário durante as obras no trevo.
O empresário Osvaldo de Jesus Stresser Duarte, da Hidráulico e Trevo Freios, aprovou a iniciativa. “Agradeço ao prefeito que teve a dignidade de nos mandar uma equipe para orientar sobre as mudanças. Estou aqui desde o ano 2000 e já vi muitas tentativas de mudar o Trevo, mas nenhuma concluída. Desta vez acredito que será uma transformação de verdade e como vieram dar informação, a gente pode ajudar a ter uma obra definitiva e boa para tanto para os empresários como também para a cidade, pois estamos podendo participar”.
De acordo com a presidente da Transitar, Simoni Soares, “embora o projeto e a execução sejam da Ecocataratas, como os moradores dessa região serão diretamente afetados, a Transitar - numa parceria com o Território Cidadão, está informando sobre as mudanças, pois é importante que todos tenham o conhecimento necessário sobre os impactos e transtornos temporários, já sabendo, porém, que trata-se de uma obra de médio prazo que, após a conclusão, mudará de forma positiva a vida de todos”.
De acordo com o engenheiro de trânsito da Transitar, Juliano Denardin, os agentes estão detalhando as mudanças na rotina dos estacionamentos da via, para que os empresários possam também orientar os clientes. Como o cronograma das obras será por quadras para minimizar o impacto, eles esclarecem dúvidas sobre a intervenção e entregam um mapa de como ficará o desvio futuramente.
“Ninguém será impedido de circular no ambiente, isso é o mais importante que a comunidade saiba; será feito um sistema de siga e pare, mas para evitar transtornos, todos precisam temporariamente se adaptar à nova rotina. Depois de passado esse período, as vias herdarão um pavimento de rodovia, que será um benefício para décadas”, esclarece o engenheiro.
Ontem (1) a Ecocaratas iniciou os serviços de limpeza de área. As vias passarão por terraplenagem e drenagem para depois serem pavimentadas.