Cascavel

Saúde apresenta ações desenvolvidas e projetos para 2021

No auditório da Prefeitura de Cascavel, o secretário Thiago Stefanello mostrou mome...

12 fev 21 - 15h01 Atualizado 12 fev 21 - 18h06 Redação SOT

Lidar com o desconhecido não foi tarefa fácil, mas o secretário de Saúde Stefanello demonstrou, em números, que o Município de Cascavel vem conseguindo passar pelo momento difícil de maneira coerente, estipulando como pilares salvar o maior número de vidas, evitar colapso no Sistema Único de Saúde, manter o equilíbrio econômico e ainda informar moradores sobre a responsabilidade individual.

“Os números mostram que fizemos nosso dever. Ampliamos os leitos de UTI e conseguimos aumentar o sistema para dar assistência aos doentes da Covid-19. Mas o maior desafio ainda é a conscientização da população”, disse o secretário durante a Escola de Governo que aconteceu na manhã desta sexta-feira (12).

Investimentos 

Durante o encontro foram assinados termos para compra de material de infraestrutura para a saúde. Nove novos carros destinados à equipes da saúde da família serão adquiridos. Os veículos vão permitir que os médicos e enfermeiras se desloquem para as casas dos pacientes com mais agilidade nas UBS Los Angeles, Cidade Verde, Cataratas, XIV de Novembro, Tarumã, São Salvador, Santa Barbara, Rio do Salto e São Cristóvão.

Também foi assinado o termo para aquisição  de aparelhos médicos no valor de R$ 2,4 milhões para equipar unidades de saúde. 

A expectativa de todo o setor da saúde é pela inauguração da nova sede Cisop (Consórcio Intermunicipal de Saúde do Oeste do Paraná), no dia 21 de março, que deve melhorar o fluxo e reduzir as filas de espera por especialidades. 

Mesmo assim, a Secretaria de Saúde de Cascavel organiza um Mutirão de consultas, previsto para acontecer ainda no primeiro semestre de 2021, em parceria com o Estado, para atender a demanda estagnada. A prefeitura fará um chamamento de clínicas particulares e prevê R$ 4,5 milhões de investimentos nesse mutirão. 

Materno-Infantil 

Dentro do Plano de Governo para essa gestão, está a estruturação de três Centros Maternos-Infantis até 2023. 

O primeiro Materno-Infantil será implantado ainda neste ano onde atualmente é a UBS dos Los Angeles, que foi reformada recentemente será transferida para uma nova sede. 

“Toda gestante terá um centro de referência, facilitando o acesso das mães com pediatras, ginecologistas, o que vai dar agilidade”, diz o secretário.  

Novas UBSs 

O Mnicípio entrega nos próximos dias quatro novas unidades de saúde dos bairros Cancelli, FAG, Los Ângeles e Cidade Verde. Outra boa notícia é que na próxima semana começam as obras nos bairros Tarumã e Universitário.

Além dessas, estão em andamento as construções da UBSs do Tio Zaca, Juvinópolis, Morumbi, Guarujá, Floresta e Sanga Funda. 

As unidades do Claudete e Cataratas estão também no planejamento de investimentos de 2021, falta apenas a finalização do processo licitatório. 

Gestão plena

Cascavel se prepara para iniciar o processo da Gestão Plena da Saúde. A cidade quer assumir a gestão dos contratos dos prestadores de saúde junto ao SUS e, com isso, gerir de maneira integral os recursos enviados pelo governo federal, por meio do Estado. 

A tarefa entregue ao secretário de Saúde de Cascavel não é simples, mas confere ao Município autonomia para destinar as verbas da saúde, dando mais eficiência conforme as necessidades do cascavelense.

A Gestão Plena do Sistema Municipal de Saúde é preconizado pelo SUS, e o município passa a ter controle sobre a qualidade dos prestadores de serviço.

Vidas 

O prefeito de Cascavel, Leonaldo Paranhos, falou após a apresentação e se emocionou ao lembrar das dificuldades frente à pandemia. Paranhos disse que o principal legado que a pandemia da Covid-19 deixará é a solidariedade, que foi a maior arma para superação de uma doença tão grave, que levou à morte 284 moradores de Cascavel.  

“Quando assumimos, em 2017, já sabíamos do desafio que era administrar a saúde, mas a pandemia não estava prevista. Tivemos que aumentar os investimentos. Fizemos um trabalho com muito amor, mas ainda não acabou, ainda temos que enfrentar o vírus, e eu quero agradecer a todos da equipe da saúde”, ressaltou o prefeito.

Também participaram outros gestores da saúde que integram a rede hospitalar de Cascavel.

Via: Portal do Município de Cascavel - Foto: Divulgação


Envie sugestões de Pautas, Fotos, Videos, ou Participe do grupo no WhatsApp ou do nosso Canal no Telegram receba as principais notícias do oeste do Paraná em primeira mão! 

CANAL NO WHATSAPP  -  CANAL DO TELEGRAM - GOOGLE NEWS 



Leia Também:
Publicar um comentário:
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.