Cascavel planeja reabertura do Zoológico de Cascavel no dia 23 de fevereiro
Nesta segunda-feira (15), a direção do zoo esteve reunida com representantes da Vigilância Sanitária, Secretaria de Saúde e Guarda Municipal para discutir o plano de retomada...
O Zoológico de Cascavel está sendo preparado para a reabertura ao público no dia 23 de fevereiro. O espaço estava fechado desde dezembro do ano passado, como medida de prevenção e combate ao novo coronavírus.
Nesta segunda-feira (15), a direção do zoo esteve reunida com representantes da Vigilância Sanitária, Secretaria de Saúde e Guarda Municipal para discutir o plano de retomada que prevê diretrizes com recomendações para a preservar a saúde das pessoas e dos animais.
“Todas as decisões e cuidados serão aplicados pensando na população, servidores e animais”, alerta o médico veterinário, Rodrigo Neca Ribeiro. Ele pede aos moradores que avaliem os riscos antes de visitar o zoo.
“Primeiro pondere antes de por em risco as crianças. Levem álcool em gel, orientem os filhos à evitar contato com as grades de proteção onde ficam os animais”, afirma o veterinário do Rodrigo
O consumo de alimentos dentro do zoológico estará proibido para evitar piquenique durante os passeios nas trilhas ecológicas. O parquinho será reaberto, porém os pais devem levar os filhos com máscara e também cuidar com a higienização. O estacionamento permanecerá fechado.
O zoológico funcionará com horário reduzido, das 10h às 17h, de terça a sexta-feira. Nesta primeira fase de retomada dos serviços, a direção do zoológico optou pela não abertura nos fins de semana, para evitar a aglomeração como aconteceu em outubro na primeira tentativa de reabertura.
A entrada é gratuita, no entanto a presença de público será controlada para evitar aglomerações.
“A cada quinze dias vamos avaliar. Fará parte do plano de contingência o quadro geral de circulação do vírus e então faremos uma avaliação de ampliar ou reduzir o horário. Vai depender também da atitude das pessoas que visitam, por isso pedimos a colaboração de todos”, alerta o secretário de Meio Ambiente, Nei Haveroth.
Antes da pandemia, o espaço chegava a receber cerca de 25 mil visitantes por mês. Ao todo, são mais de 350 animais nos recintos.