Cotidiano

Coluna - Valheim é o mais novo exemplo de sucesso indie nos PCs

Desenvolvido por cinco pessoas, jogo já vendeu dois milhões de cópias...

18 fev 21 - 13h21 Redação SOT
Coluna - Valheim é o mais novo exemplo de sucesso indie nos PCs

Se tem uma coisa que eu adoro em jogos de computador é a capacidade de criar e fomentar inovação no mercado de games sem a exigência de um orçamento multimilionário. Nos últimos 20 anos, raras são as obras de estúdios pequenos e independentes que se tornaram febre que não tenham surgido nos PCs. Minecraft, Among Us, Untitled Goose Game, Fall Guys são apenas alguns exemplos recentes. E esta lista acaba de aumentar com o lançamento de Valheim.

Desenvolvido pelo estúdio sueco Iron Gate, - com equipe de cinco pessoas - Valheim é um jogo de sobrevivência em mundo aberto. Exemplos de games nesse estilo são Minecraft, Day Z e a série ARK. No caso de Valheim, a temática é um reino mágico inspirado nos exploradores e guerreiros nórdicos. Do guerreiro Thor da Marvel nos cinemas, à série Vikings do History Channel, a mitologia nórdica e cultura viking tem estado em voga na indústria audiovisual nos últimos anos. Nos games, não é diferente: God of War (2018) deixou de lado os deuses do Olimpo e colocou o anti-herói Kratos contra divindades escandinavas. Até mesmo a Assassin's Creed, com Valhalla, apostou nessa temática.

Com Valheim, não é diferente. Na história, você assume um guerreiro que é levado por Valquírias ao reino de Valheim, um décimo reino pós-vida criado para a história do game - na cosmologia original, apenas nove são citados. O seu personagem fica encarregado como novo guardião do purgatório, com o dever de matar antigos rivais de Odin e trazer ordem para o mundo.

Todo o mapa - gerado proceduralmente - é formado por florestas míticas, pântanos e cadeias de montanhas cobertas de neve, entre outros cenários encantadores. É possível jogar sozinho ou em modo cooperativo de até dez jogadores, com suporte a servidores independentes. Sua missão é construir uma casa e base de apoio, como fazendas e castelos, além de criar de armas e armaduras até navios de combate. Tudo para poder explorar e conquistar novas áreas, atacar e se defender de monstros mitológicos. 

Diferentemente de outros jogos do gênero, Valheim não chega a ser tão punitivo a jogadores inexperientes. Além disso, o título conta com um visual encantador sem exigir nenhuma máquina potente e é atualmente oferecido a um valor bem baixo frente às grandes produções concorrentes. Essa fórmula já deu certo com outros sucessos independentes, como os já citados Among Us e Fall Guys. 

Até o início da semana, o Valheim já tinha atingido a marca de 2 milhões de compradores no Steam - ou quatro vezes a população viking no seu auge durante o século XIV, como brincou a Iron Gate. O título foi disponibilizado em modo acesso antecipado, ou seja, o jogo não está pronto ainda, o que nem chega a ser mais um grande diferencial em tempos de pacotes de correção pela internet - que o diga a CD Projekt com Cyberpunk 2077. O número de jogadores simultâneos já atingiu o pico diário de 392 mil - no momento em que eu escrevo esta coluna, Valheim ocupa o quarto lugar na lista de usuários ativos no Steam, atrás apenas de Counter-Strike, DOTA 2 e PUBG. O número de streamers e influenciadores falando sobre o game e transmitindo partidas ao vivo pela internet no YouTube e Twitch também tem crescido exponencialmente.

A empresa promete continuar adicionando conteúdo pelos próximos meses, com a inclusão de novos biomas, inimigos, chefes e materiais para serem descobertos. Sem falar na correção de falhas que podem surgir no meio do caminho do jogo inacabado. Nos últimos dias, a Iron Gate sugeriu que os jogadores fizessem backup por conta de um bug "maligno destruidor de mundos", como denominou o diretor-executivo e programador Richard Svensson. Essa troca de ideias com os fãs por meio de plataformas como o Discord é um dos motivos que pode tornar a experiência de acompanhar a evolução de um jogo em construção tão emocionante, quiçá até íntima, quanto assistir a uma novela ou um reality show.

Por enquanto, não existem planos para lançar o game em outras plataformas, embora isso venha a mudar depois do sucesso que vem alcançando. Só resta conferir se a popularidade se manterá no longo prazo, ainda que em menor escala.

Via: Agência Brasil - Foto: Divulgação


Envie sugestões de Pautas, Fotos, Videos, ou Participe do grupo no WhatsApp ou do nosso Canal no Telegram receba as principais notícias do oeste do Paraná em primeira mão! 

CANAL NO WHATSAPP  -  CANAL DO TELEGRAM - GOOGLE NEWS 



Leia Também:
Publicar um comentário:
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.