Vigilância Sanitária realiza inspeção à distância
Inspeção foi feita junto com técnicos da Anvisa e da 15ª Regional de Saúde de Maringá...
A Vigilância Sanitária Municipal de Cascavel realizou, pela primeira vez, inspeção à distância em uma empresa fabricante de produtos para a saúde. A inspeção remota aconteceu, ainda em fevereiro, em um trabalho conjunto com técnicos da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e 15ª Regional de Saúde de Maringá.
A empresa, localizada em Cascavel, desenvolve softwares médicos para geração de imagens em radiologia com armazenamento em nuvem.
A inspeção foi a primeira realizada na modalidade a distância. Os técnicos da Agência em Brasília e os técnicos de Maringá participaram da inspeção por meio da plataforma Teams e os técnicos da Vigilância Sanitária em Cascavel se deslocaram até a empresa para inspeção presencial.
O Procedimento Padrão (POP) harmonizado no Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS) prevê a inspeção realizada de forma não presencial por parte da equipe inspetora em estabelecimentos sujeitos à fiscalização sanitária. Esta inspeção pode ser conjunta com diferentes entes da vigilância sanitária.
A participação remota pode envolver a participação nas reuniões com a empresa, análise de documentos, visita virtual às áreas de fabricação da empresa, bem como a elaboração de forma conjunta do relatório de inspeção. Ao final da inspeção os técnicos da VISA Municipal de Cascavel receberam elogios da Anvisa pela condução da inspeção e elaboração do relatório de forma eficiente.