Rio fica vermelho entre Virmond e Laranjeiras do Sul
A maioria, entretanto acredita que houve uma grande contaminação por produtos externos, que estão influenciando na coloração da água...
Virmond - O Rio Virmond, na divisa com Laranjeiras do Sul, amanheceu com coloração vermelha, parecendo sangue. O fenômeno está causando curiosidade da população. Enquanto não há um laudo conclusivo sobre o motivo dessa situação, surgem várias teorias, algumas, inclusive, relatam sobre os sinais do fim dos tempos.
A água "cor de sangue" também virou um ponto de atração dos moradores, que desde o início da manhã desta quarta-feira observam e comentam o fato.
A maioria, entretanto acredita que houve uma grande contaminação por produtos externos, que estão influenciando na coloração da água. Até agora não foi relatado nenhum caso de morte de peixes. Virmond é um município brasileiro do estado do Paraná e sua população era estimada, em 2009, de 4.181 habitantes.
Devido à repercussão no município, o Instituto Água e Terra (IAT), por meio do Escritório Regional de Guarapuava (ERGUA), enviou um engenheiro químico ao local para verificar a situação.
De acordo com o IAT, foi constatado que a cor vermelha se refere a tinta, provocada por um acidente durante o serviço em uma serraria próxima ao Rio Virmond.
Segundo o engenheiro, um galão de tinta caiu na água e provocou essa coloração avermelhada. O IAT informou que, na noite desta quarta-feira, o produto já estava praticamente diluído e restavam poucos vestígios de tinta na água.
"A Sanepar assegura que só distribui água dentro dos padrões de qualidade exigidos pela legislação. A população pode ficar tranquila que está recebendo água potável de qualidade", informou a assessoria.