Cascavel

Medidas de segurança são prioridades no retorno às aulas em Cascavel

Uma escola e dois Cmeis retornam as aulas presenciais no dia 19 de abril. Modelo se...

14 abr 21 - 11h46 Redação SOT
Medidas de segurança são prioridades no retorno às aulas em Cascavel

A Escola Maria Fagnani e os Cmeis Professora Felisbina Bittencourt e Professora Leonides Ezure, inseridos no Território EfiCiência como as primeiras instituições da rede municipal de ensino a retomarem às aulas presenciais, adotaram todas as medidas necessárias para um retorno seguro.

Todos os educadores, servidores e alunos estão sendo testados com RT-PCR, principal exame que identifica o vírus e confirma, ou não, a presença da covid-19. Além disso, as unidades de educação estão passando por um processo de sanitização antes do retorno do sistema híbrido de aulas. A Secretaria Municipal de Educação (Semed) deixará à disposição dos professores e servidores todos os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), de uso obrigatório para garantir segurança.  

Planejamento - O planejamento para a retomada das atividades com alunos nas escolas e Cmeis ocorre desde o ano passado, no entanto a Semed, pautada nas orientações das Secretarias Estadual e Municipal de Saúde, segue o calendário escolar de 2021 ainda com o sistema remoto de ensino, com exceção das unidades escolares que retornarão as atividades presenciais na segunda-feira (19), dentro do projeto-piloto Território EfiCiência, que fará um amplo estudo sobre o comportaamento do vírus Sars-CoV-2 em Cascavel.

EPIs - Desde 2020 a Semed já realiza a distribuição de máscaras para os servidores, num primeiro momento, por não haver processo licitatório para a aquisição de EPIs, estes itens foram obtidos a partir de doação e para o ano de 2021, quando todos os profissionais receberam duas máscaras de tecido e um óculos de proteção, itens que atendem recomendações da Divisão de Medicina e Segurança do Trabalho, da Prefeitura Municipal.

As unidades de ensino também receberam os face shields (protetores faciais), 20 para cada escola e 10 para cada Cmei, item a ser utilizado pelos servidores que têm maior contato com o público, a exemplo daqueles que foram incumbidos de realizar a aferição da temperatura na entrada das unidades. Também ocorre a distribuição de álcool gel 70% e água sanitária. Os diretores estão orientados a suprir possíveis faltas destes itens com os recursos emergenciais do PDDE (Programa Dinheiro Direto na Escola).

Já foram distribuídos às escolas e Cmeis mais 3.500 óculos de proteção, mais de 1.800 protetores faciais, mais de 9 mil máscaras de adulto para servidores e quase 50 mil máscaras infantil, que serão distribuídas duas para cada aluno, conforme os mesmos retornam para as atividades presenciais.

Prevenção - A rotina de prevenção nas unidades escolares vai obedecer o que já é seguido durante a entrega das atividades remotas, com aferição de temperatura na entrada, disposição de álcool em gel e tapetes sanitizantes pelos ambientes das instituições, uso obrigatório de máscara e distanciamento social.

Cada unidade escolar da Rede Municipal possui seu próprio plano de contingenciamento e a Vigilância Sanitária já iniciou a vistoria da aplicabilidade destes planos. Nas unidades do Riviera, a Defesa Civil também acompanhou a organização dos espaços no que diz respeito ao distanciamento necessário.

SAIBA MAIS - Sem vacina e EPIs adequados: Professores temem a volta às aulas presenciais no Riviera

Via: Portal do Município de Cascavel - Foto: Divulgação


Envie sugestões de Pautas, Fotos, Videos, ou Participe do grupo no WhatsApp ou do nosso Canal no Telegram receba as principais notícias do oeste do Paraná em primeira mão! 

CANAL NO WHATSAPP  -  CANAL DO TELEGRAM - GOOGLE NEWS 



Leia Também:
Publicar um comentário:
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.