Volta às aulas e visitas domiciliares marcarão a segunda semana do Território Eficiência
Nesta semana, 520 professores e alunos foram submetidos a testes de Covid-19 antes de retornarem às salas de aula...
O Território EfiCiência, programa que engloba uma série de ações que estão balizando um amplo estudo científico sobre o comportamento do vírus Sars-Cov-2 em Cascavel, terá, na próxima semana, novas atividades envolvendo diversas secretarias municipais e outras entidades parceiras no Conjunto Riviera.
A segunda-feira (19) será marcada pelo retorno experimental das aulas presenciais na rede municipal. Inicialmente, um primeiro grupo de alunos das turmas de 4º e 5º anos da Escola Professora Maria Aparecida Fagnini Soares e dos Cmeis Leonides Ezure e Felisbina Bittencourt retornam às salas. O sistema será híbrido, para comportar o limite de 30% da capacidade das turmas.
O projeto-piloto do Território Cidadão foi implantado no Conjunto Riviera, onde moram aproximadamente 10 mil pessoas. Nesta semana, 520 professores e alunos foram submetidos a testes de Covid-19 antes de retornarem às salas de aula. Desse total, três professores testaram positivos para a doença.
“O que nos chama atenção é que são pessoas que não estavam em atividade nas escolas. Esses três professores estavam em trabalho remoto, em trabalho domiciliar, então eles se contaminaram na comunidade”, avalia o secretário de Saúde, Miroslau Bailak.
Para o retorno das aulas, as escolas passaram por um processo de sanitização, por três vezes, durante a semana. Além das instituições de ensino, foram sanitizados o salão comunitário, unidade de saúde, Cras e as ruas do conjunto habitacional.
Também na próxima semana terá início a testagem em massa da população. A meta é fazer oito mil testes apenas no Riviera.
Pesquisa
Na próxima semana, a partir de terça-feira (20), agentes de endemias, com apoio de militares do Exército Brasileiro, realizam um trabalho de pesquisa nas residências. O objetivo é traçar um perfil dos moradores em relação à Covid-19. Além de orientação, os moradores responderão a questionário e receberam um panfleto com orientação.