Cotidiano

Terra “engole” milhares de toneladas de poeira espacial a cada ano

O cosmoquímico Jean Duprat e seus colegas cavaram três trincheiras na neve da Antár...

18 abr 21 - 13h40 Redação SOT
Terra “engole” milhares de toneladas de poeira espacial a cada ano

Um estudo conduzido por pesquisadores da Universidade de Sorbonne, em Paris, determinou que nosso planeta “ganha peso” de uma maneira surpreendente: com milhares de toneladas de poeira espacial que caem sobre nós todos os anos. 

O cosmoquímico Jean Duprat e seus colegas cavaram três trincheiras na neve da Antártica em busca de micrometeoritos. O local escolhido foi o “Dome C”, um dos “picos” do platô Antártico, a cerca de 1.100 km do litoral do continente.

O material foi colhido a partir de dois metros de profundidade, ou seja, neve acumulada antes de 1995, quando a base francesa no local foi estabelecida. Assim, os cientistas podiam ter certeza de que o material encontrado não seria resultado de contaminação por atividade humana no local.

Usando ferramentas ultralimpas eles coletaram centenas de quilos de neve, derreteram o material e filtraram a água. Como resultado, encontraram quase 2.000 micrometeoritos.

Seu tamanho varia de 30 a 350 micrômetros, e juntos eles não pesam mais do que uma fração de grama. Deste total, 808 esferas foram parcialmente derretidas durante a entrada em nossa atmosfera e 1.280 não mostravam dano algum.

Todos estes micrometeoritos foram encontrados em uma área de alguns poucos metros quadrados. Assumindo que partículas de poeira espacial caiam sobre a Antártica na mesma proporção que no resto do planeta, a equipe conseguiu estimar quanta poeira espacial cai em todo o planeta em um ano: cerca de 5.200 toneladas.

Os pesquisadores estimam que cerca de 80% dos micrometeoritos se originam de cometas que passam a maior parte de suas órbitas mais próximos do Sol do que Júpiter. O restante seria derivado de colisões com objetos no cinturão de asteroides entre Marte e Júpiter. 

Duprat e seus colegas sugerem que estas partículas minúsculas, juntas, entregam entre 20 a 100 toneladas de carbono para a Terra todo o ano, e poderiam ter sido uma fonte importante de compostos ricos em carbono, como amino-ácidos, durante o início da história de nosso planeta.

Via: Redação/Science News - Foto: Divulgação


Envie sugestões de Pautas, Fotos, Videos, ou Participe do grupo no WhatsApp ou do nosso Canal no Telegram receba as principais notícias do oeste do Paraná em primeira mão! 

CANAL NO WHATSAPP  -  CANAL DO TELEGRAM - GOOGLE NEWS 



Leia Também:
Publicar um comentário:
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.