Cascavel

De forma programada, alunos retornam às salas de aula no Riviera

Dois Cmeis e uma escola municipal foram as primeiras unidades a retomarem as aulas...

19 abr 21 - 13h26 Atualizado 19 abr 21 - 16h25 Redação SOT

Ainda no ano passado, a Secretaria Municipal de Educação (Semed), com orientações da Vigilância Sanitária elaborou e atualizou um plano de contenção para o retorno seguro às aulas. O plano vem sendo atualizado ao longo dos meses em parceria com a Medicina do Trabalho e, na manhã desta segunda-feira (19), alunos de dois Cmeis e uma escola municipal no Conjunto Riviera começaram a retornar às salas de aula de forma planejada.

O retorno na Escola Professora Maria Aparecida Fagnini Soares e dos Cmeis Leonides Ezure e Felisbina Bittencourt foi planejado e inserido dentro das ações programa Território EfiCiênciaa.

Antes do retorno, alunos, pais, professores e servidores das unidades de educação passaram por exames para detectar a presença do vírus. De acordo com  a Secretaria Municipal de Saúde, dos mais de 300 exames que já saíram o resultado, apenas nove foram diagnosticado com o vírus -  três professores, uma servidora, dois alunos e três pais.

Os três professores que testaram positivos estavam trabalhando em teletrabalho e, dos dois alunos, um é da rede municipal e outro da rede pública do Estado.

Percentual - De acordo com o secretário de Saúde, Miroslau Bailak, o percentual de positivados entre as pessoas que realizou o teste está em 2,4%. “Os dados que nós temos  eles refletem aquilo que internacionalmente se esperam de qualquer ambiente, no máximo 3% de contaminados.Estamos com 2,4% nesses exames realizados e vamos observar o que vai acontecer no restante dos exames de hoje, que devem ficar prontos até amanhã às 14horas”, afirma o secretário.

A secretária de Educação, Marcia Baldini, explica que o retorno é seguro e segue todos os protocolos. A Semed planejou o retorno adotando medidas de segurança, tanto para os alunos quanto aos servidores que estarão em sala. As aulas serão de forma híbrida e escalonada, e os pais que não se sentiram seguros em enviar seus filhos à escola, os alunos continuarão em atividade remota. “Nós temos hoje o retorno de uma parte dos quintos anos, amanhã retorna outras turmas de quinto ano e, na quinta-feira, outras turmas, e à tarde retornam os quartos anos na Escola Maria Fagnani”, explica a secretária.

Na Educação Infantil retornam as turmas de pré-escola 1 e 2 e nas próximas semanas as turmas menores, de três e dois anos (M1 e M2). “Os pais podem ficar tranquilos, sentirem-se seguros, as escolas e Cmeis desde 2020 vêm trabalhando nesse protocolo de biossegurança para o retorno. Nesse momento, mais do que nunca, a parceria entre a Secretaria de Educação, Secretaria de Saúde e Vigilância Sanitária é essencial para garantir que todos os protocolos sejam cumpridos, tanto em relação à segurança dos alunos, quanto à segurança dos próprios profissionais da educação e dos familiares. É importante que os pais que aderiram ao retorno não deixem de levar seus filhos”, destaca a secretária.

Fernanda Renata Guimarães de Almeida foi cedo levar o filho Miguel, de três anos, para o Cmei Leonides Ezure e disse que o retorno é fundamental para o aprendizado. “Em casa a gente não consegue ensinar”, afirma.

Davi Gabriel, 10 anos, aluno da Escola Maria Fagnani, comemorou o retorno e disse que estava se sentindo “sufocado” por não poder sair de casa. “Vou poder ver meus amigos, a professora que vou conhecer agora, estou me sentindo muito bem”, disse.

Via: Portal do Município de Cascavel - Foto: Divulgação


Envie sugestões de Pautas, Fotos, Videos, ou Participe do grupo no WhatsApp ou do nosso Canal no Telegram receba as principais notícias do oeste do Paraná em primeira mão! 

CANAL NO WHATSAPP  -  CANAL DO TELEGRAM - GOOGLE NEWS 



Leia Também:
Publicar um comentário:
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.