Cascavel

Agrotec abre lista de espera para curso de Meliponicultura: abelha sem ferrão

Devido à alta procura pelo treinamento, as aulas estão previstas para o mês de agos...

29 abr 21 - 13h33 Redação SOT
Agrotec abre lista de espera para curso de Meliponicultura: abelha sem ferrão

A Agrotec (Escola Tecnológica Agropecuária) está com a lista de espera aberta para o curso de Meliponicultura: abelha sem ferrão para produtores rurais. O treinamento ofertado pela Fundetec (Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico), por meio da Agrotec, é uma parceria entre o Sindicato Rural de Cascavel e o Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) e tem como objetivo a capacitação dos agricultores para que eles possam incluir esta atividade em suas propriedades rurais.

Devido à alta procura pelo treinamento, as aulas estão previstas para o mês de agosto, das 8h às 17, na escola. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo telefone (45) 3218-1281. Vale ressaltar que devido à pandemia, as vagas são limitadas até dez alunos, porém a pessoa interessada pode ser incluída em uma nova lista de espera caso a turma já esteja completa.

A disciplina é dividida entre teoria e prática e possui carga horária de 32 horas.  Os principais pontos abordados são os conceitos básicos sobre as abelhas nativas, como a distribuição geográfica, tipos de ninho e estrutura das colônias, até noções práticas sobre instalação e manutenção de um meliponário e aproveitamento do mel. O aluno recebe um kit de material didático com duas apostilas, lápis, caneta, borracha, apontador, régua e ainda acessórios como um boné, um frasco de álcool em gel e máscara descartável. Café da manhã, almoço e lanche da tarde também estão inclusos no curso.

Jardins de Mel

Atualmente a Agrotec possui quatro caixinhas próprias para a criação das abelhas sem ferrão da espécie Jataí e que fazem parte do projeto Jardins de Mel. De autoria do vereador Celso Dal Molin (PL), a iniciativa tem como objetivo a divulgação e conservação das abelhas nativas sem ferrão em espaços urbanos de Cascavel.

A aplicação da Lei Jardins de Mel é de responsabilidade da Fundetec, que fornece os materiais para a execução do projeto, em especial com a confecção das “casinhas” das abelhas, além de ceder espaços para os cursos de meliponicultura. No desenvolvimento do projeto serão utilizadas, dentre outras, as seguintes espécies de abelhas sem ferrão: Guaraipo (Melipona bicolor), Manduri (Melipona marginata), Mandaçaia (Melipona quadrifasciata), Jataí (Tetragonisca angustula) e Mirim (Plebeia sp).

Confira os cursos dos próximos dias:

03 a 06 de Maio - Meliponicultura: criação de abelhas sem ferrão;

17 a 19 de Maio – Drones;

24 a 26 de Maio – Floricultura;

31 de Maio a 02 de Junho – Drones.

Via: Portal do Município de Cascavel - Foto: Divulgação


Envie sugestões de Pautas, Fotos, Videos, ou Participe do grupo no WhatsApp ou do nosso Canal no Telegram receba as principais notícias do oeste do Paraná em primeira mão! 

CANAL NO WHATSAPP  -  CANAL DO TELEGRAM - GOOGLE NEWS 



Leia Também:
Publicar um comentário:
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.