Cascavel

Abelha sem ferrão: Produtores rurais concluem treinamento de meliponicultura

Novas aulas com carga horária de 32 horas estão previstas para o mês de agosto...

06 mai 21 - 23h17 Redação SOT
Abelha sem ferrão: Produtores rurais concluem treinamento de meliponicultura

Se encerra nesta quinta-feira (6) mais um curso de meliponicultura: abelha sem ferrão, na Agrotec. Desde segunda-feira (3) a turma composta por dez alunos puderam aprender mais sobre essa prática que vem crescendo a cada ano no Brasil e proporciona inúmeros benefícios.

No treinamento, a espécie mais estudada foi a Jataí, que assim como as demais, possui extrema importância na polinização, além da produção de mel de qualidade. Diferente da abelha apis, a sem ferrão pode ser criada no quintal de casa e não traz nenhum risco as pessoas e animais.

De acordo com o Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) foram ministrados conteúdos básicos sobre as abelhas nativas, como a distribuição geográfica, tipos de ninho e estrutura das colônias, até noções práticas sobre instalação e manutenção de um meliponário e aproveitamento do mel.

Para o agricultor, Ricardo Vetorello, a experiência foi muito interessante, “Têm muitos detalhes que a gente precisa aprender para começar a lidar e é uma abelha pequenininha, mas muito resistente. Só precisa ter um pouco de cuidado com ela. Eu já fiz o curso de apicultura básica e esse complementa, serve para as pessoas verem quais são os tipos, algumas se adaptam melhor com a apis outras com a sem ferrão, ainda mais que pode ser colocada no pátio de casa”.

Lista de espera - Devido à alta procura pelo treinamento, novas aulas com carga horária de 32 horas estão previstas para o mês de agosto, das 8h às 17, na Agrotec. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo telefone (45) 3218-1281. Vale ressaltar que devido à pandemia, as vagas são limitadas até dez alunos, porém a pessoa interessada pode ser incluída em uma nova lista de espera caso a turma já esteja completa.

Via: Portal do Município de Cascavel - Foto: Divulgação


Envie sugestões de Pautas, Fotos, Videos, ou Participe do grupo no WhatsApp ou do nosso Canal no Telegram receba as principais notícias do oeste do Paraná em primeira mão! 

CANAL NO WHATSAPP  -  CANAL DO TELEGRAM - GOOGLE NEWS 



Leia Também:
Publicar um comentário:
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.