Cascavel

Vereadores pedem urgência em votação que cria Bolsa Cultura Paraná

Segundo uma das proponentes do Requerimento, a vereadora Professora Liliam (PT), em...

26 mai 21 - 08h47 Redação SOT
Vereadores pedem urgência em votação que cria Bolsa Cultura Paraná

A Câmara Municipal de Cascavel aprovou nesta terça-feira (25) um Requerimento a ser enviado ao Presidente da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) pedindo providências para que seja colocado na Ordem do Dia o Projeto de Lei nº 168 de 2021. O Projeto tem a finalidade de criar a Bolsa Cultura Paraná, como forma de fomento social e subvenção, destinado a atender os trabalhadores da cultura.

Segundo uma das proponentes do Requerimento, a vereadora Professora Liliam (PT), em 2020 foi criada a Lei Aldir Blanc para auxiliar financeiramente os fazedores de cultura no país durante a pandemia de Covid-19. No entanto, no Paraná, o recurso enviado pelo governo federal chegou a pouquíssimas mãos: o estado recebeu R$ 71,9 milhões e reteve R$ 55,5 milhões, o que significa um repasse de apenas 23% do recurso, de acordo com dados do Conselho Estadual de Cultura do Paraná. "A proposta da Bolsa Cultura objetiva amenizar a situação dos artistas, que foram os mais afetados pelas restrições impostas pela pandemia, distribuindo recursos de fomento da Lei Aldir Blanc e dos fundos de cultura na forma de bolsas, por um chamamento ou edital simplificado, como feito com o auxílio emergencial do governo federal", esclarece a vereadora.

A classe artística, ativistas, movimentos e entidades estão organizados na Frente Ampla SOS Cultura e solicitam urgência da votação do Projeto para a manutenção da cultura em nosso estado. "A Frente busca por Políticas Públicas que atendam a realidade do Setor de Cultura no Paraná. Depois de meses impedidos de trabalhar por determinação do governo, dizer que entramos em situação de emergência é pouco: entramos em colapso! Precisamos que o auxílio chegue para quem ainda não teve acesso aos editais com a Lei Aldir Blanc, que não foi bem utilizada em nosso estado. Amanhã (26) seremos recebidos pelo 1º secretário da Alep para apresentarmos esse pedido de urgência da votação", ressalta a atriz Verônica Rodrigues, coordenadora da Frente.

O Requerimento aprovado por unanimidade nesta tarde foi apresentado por sete parlamentares. Além da Professora Liliam (PT), assinam o Requerimento: Beth Leal (Republicanos), Cleverson Sibulski (PROS), Dr. Lauri (PROS), Edson Souza (MDB), Policial Madril (PSC) e Serginho Ribeiro (PDT).

Via: Assessoria de Imprensa/CMC- Foto: Flavio Ulsenheimer


Envie sugestões de Pautas, Fotos, Videos, ou Participe do grupo no WhatsApp ou do nosso Canal no Telegram receba as principais notícias do oeste do Paraná em primeira mão! 

CANAL NO WHATSAPP  -  CANAL DO TELEGRAM - GOOGLE NEWS 



Leia Também:
Publicar um comentário:
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.