Cascavel

Desafetação de área é avanço em direção à implantação de Colégio Agrícola

De acordo com o Executivo, com essa alteração em breve será encaminhado ao Legislat...

14 jun 21 - 18h41 Redação SOT
Desafetação de área é avanço em direção à implantação de Colégio Agrícola

Na manhã desta segunda-feira (14), foi votado em primeira discussão na Câmara de Vereadores, Projeto de Lei que autoriza o Poder Executivo Municipal a desafetar áreas de utilidade pública e doá-las à Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Fundetec), com o objetivo de fazer instalação de área prática da Agrotec, Lavoura da Agrotec e Parque Ambiental de Cascavel – PAC.

De acordo com o Executivo, com essa alteração em breve será encaminhado ao Legislativo a criação do Parque de Agroinovação para apreciação, discussão e aprovação dos vereadores. Então será feito o encaminhamento de uma proposição alterando a destinação do imóvel das edificações da Agrotec, permitindo o funcionamento e a instalação do Colégio Técnico Agrícola de Cascavel. Na terça (15), o projeto retorna à pauta para segunda votação.

“É uma alegria saber que o sonho de termos um Colégio Agrícola em Cascavel está prestes a virar realidade. Hoje damos mais um passo para essa implantação. É a parte burocrática necessária. Deixo aqui meu agradecimento a todos os vereadores que acataram essa ideia conosco, ao diretor da Fundetec Alcione Gomes, ao prefeito Paranhos e ao deputado estadual Gugu Bueno por unirem forças para que nosso projeto saia do papel”, destacou o vereador Professor Santello.

Desde 2017, quando foi suplente de vereador e chegou a ocupar a vaga, Santello está em busca da efetivação desse projeto. Depois de eleito e de assumir em 2021, ele fez uma indicação, com apoio de todos os outros vereadores, pedindo ao Poder Executivo a implantação da instituição nesse local. “Com o colégio implantado, os filhos dos pequenos produtores rurais aprenderão técnicas para colocarem em prática na sua propriedade, levando o conhecimento e transformando isso em valores. A ideia é educacional e social. Será um grande incentivo à agricultura familiar, à agricultura orgânica, que são esses pequenos agricultores que levam a comida na mesa do consumidor”, finalizou Santello.

Sobre o local

Criada em abril de 1993, a Fundetec (Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico) é uma Fundação pública do Município de Cascavel, ampliada em dezembro de 1996 com a criação do Parque Tecnológico Agroindustrial do Oeste (Lei Municipal nº 3.257/2001). A Fundetec tem por objetivo desenvolver processos cooperativos que promovam o Desenvolvimento Socioeconômico Regional, por meio de mecanismos de capacitação do setor produtivo, principalmente de agroindústrias e do setor de tecnologia da informação e comunicação, visando o progresso econômico e social, com respeito ao meio ambiente. Em um complexo de 148 hectares, a Fundetec conta com o Laboratório de Análises Físico-Químicas, o CIT (Centro Incubador Tecnológico), a Agrotec (Escola Tecnológica Agropecuária), além de auditório, refeitório, salas de treinamento e reunião, localizados na BR 277, km 573, no trevo de acesso a São João, em Cascavel.

Via: Assessoria de Imprensa/CMC- Foto: Divulgação


Envie sugestões de Pautas, Fotos, Videos, ou Participe do grupo no WhatsApp ou do nosso Canal no Telegram receba as principais notícias do oeste do Paraná em primeira mão! 

CANAL NO WHATSAPP  -  CANAL DO TELEGRAM - GOOGLE NEWS 



Leia Também:
Publicar um comentário:
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.