Programa Horta e Mel: servidores do Território Cidadão fazem curso de capacitação na Agrotec
Em aulas práticas e teóricas, eles aprenderam a lidar com as abelhas sem ferrão, que terão colmeias instaladas em hortas urbanas...
Servidores do Território Cidadão, do departamento da Agricultura Urbana e das entidades credenciadas para o projeto de implantação de hortas urbanas, participaram esta semana de um curso de meliponicultura, ou seja, criação de abelhas sem ferrão. As aulas práticas e teóricas aconteceram na Agrotec e tiveram duração de quatro dias.
Durante este período os servidores aprenderam técnicas de captura de novas colônias através de armadilhas, manejo de colmeias e produção de derivados como geleia real e manteiga de polén.
O curso, ministrado pelo professor e agrônomo Ramon Ponce Martin, faz parte do projeto de implantação do programa Horta e Mel que será desenvolvido pelo Departamento de Agricultura Urbana, em parceria com a Fundetec. A ideia é instalar colmeias e dar assistência técnica, em escolas municipais que possuem horta, e em hortas que possibilitem a instalação.
Segundo o coordenador do programa, José Luiz Ferreira, o projeto tem uma abrangência que transcende simplesmente a produção de mel de abelhas sem ferrão , considerado um “remédio”. “Onde as colmeias são instaladas, a polinização garante a produção agrícola e o plantio de flores irá embelezar os locais e ainda o manuseio das abelhinhas serve como uma terapia emocional”, diz.