Cascavel

Laboratório Central de Cascavel realiza os primeiros testes para a Covid-19

Novos equipamentos permitirão o resultado dos exames em 24 horas...

08 mai 20 - 11h44 Redação SOT
Laboratório Central de Cascavel realiza os primeiros testes para a Covid-19

Nessa quinta-feira (6), o Laboratório Central de Cascavel apresentou os primeiros resultados para Covid-19 com os novos equipamentos adquiridos, na semana passada. São dois equipamentos para realização de testes PCR (detecção direta do vírus em secreção respiratória), sendo um termociclador e um extrator de DNA, com fabricação na Coréia do Sul.

Nesta semana, servidores do Laboratório Central do Município realizaram um treinamento com as novas máquinas. Durante a atividade, 12 amostras foram analisados e todos testaram negativo para a Covid-19.

Ontem, já com a rotina válida, as mesmas amostras foram testadas novamente para que houvesse o laudo final dos exames aos pacientes.

Isso se fez necessário, pois há um protocolo de treinamento para o ensaio dos exames e a assessoria científica da empresa, responsável pelos equipamentos, autoriza a rotina definitiva para a análise das amostras.

Mais uma vez, as 12 amostras testaram NEGATIVO para a Covid-19.  Os resultados, agora, serão encaminhados aos pacientes, por meio do médico solicitante.

As amostras são coletadas no Laboratório Central de Cascavel, através da coleta externa, das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e hospitais. Elas são mantidas em um freezer a 31°C negativo até o horário do ensaio do exame.

Uma vez retirada do freezer, aguarda-se a amostra voltou a temperatura ambiente e a mesma é encaminhada para a sala de fisiologia molecular. Dessa maneira, a amostra é preservada como se estivesse colhida do paciente no mesmo dia.

Os pacientes estão sendo acompanhados nas Unidades de Pronto Atendimento ou pelos médicos do Call Center, por meio da tele-medicina com àqueles que estão em isolamento domiciliar.

De acordo com a coordenadora técnica do Laboratório Central de Cascavel, Farmacêutica-Bioquímica, Nely Norder Tschurtschenthaler, três mil testes serão possíveis realizar com os equipamentos ao longo dos próximos meses.

“A partir desta sexta-feira (8), 30 amostras de exames de pacientes, diariamente, poderão ser analisados”, explicou Nely.

O investimento realizado pela Prefeitura de Cascavel, por meio da Secretaria de Saúde somam R$ 615.000,00.

24 horas

Atualmente, as amostras coletadas dos pacientes são enviadas ao Laboratório Central do Estado, em Curitiba, e estima-se de dois a três dias para o resultado final. Com os equipamentos de análises adquiridos pela Secretaria de Saúde de Cascavel, em 24 horas os pacientes terão os resultados da testagem.

O Laboratório Central não irá trabalhar com testagem de demanda espontânea. Os exames serão demandados de pacientes sintomáticos respiratórios, que estão nas UPAs; da solicitação feita por médicos do Call Center, além  do Hospital de Campanha.

Como funciona

O PCR, realizado pelo termociclador, é um exame que pesquisa o material genético do agente etiológico que causa a Covid-19, além de outras doenças provocadas por vírus. A secreção nasofaringe é coletada do paciente e colocada em microtubos e encaminhados ao Laboratório Central do Município.

Os microtubos são inseridos na máquina (termociclador), onde passam por um tratamento químico para posterior análise da extração do DNA do vírus. Com o auxílio de um amplificador, as amostras de exames dos pacientes são processadas automaticamente para detecção ou não do vírus da Covid-19.

Via: Portal do Município de Cascavel - Foto: Divulgação


Envie sugestões de Pautas, Fotos, Videos, ou Participe do grupo no WhatsApp ou do nosso Canal no Telegram receba as principais notícias do oeste do Paraná em primeira mão! 

CANAL NO WHATSAPP  -  CANAL DO TELEGRAM - GOOGLE NEWS 



Leia Também:
Publicar um comentário:
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.