Cascavel

Consamu registra queda acentuada em ocorrências relacionadas à covid

A tendência de queda possui reflexos também na ocupação de leitos hospitalares de U...

28 jul 21 - 19h57 Redação SOT
Consamu registra queda acentuada  em ocorrências relacionadas à covid

Dados do Celepar/Consamu indicam que o número de acionamentos totais de recursos do Samu para ocorrências covi-19 teve expressiva redução no mês de julho de 2021 (dados disponíveis até o dia 26), no comparativo com o mês anterior. O número de ocorrências atendidas neste período foi de 656, ao passo que, em junho deste ano, foram 1.018 atendimentos. No histórico desde março do ano passado, quando teve início a pandemia, o recorde foi registrado no mês de março de 2021, com 1.022 notificações. 

A tendência de queda possui reflexos também na ocupação de leitos hospitalares de UTIs exclusivas para a covid. A taxa de ocupação de UTIs da macrorregião Oeste, que envolve as regionais de Saúde de Cascavel, Toledo, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão e Pato Branco, e que chegou a 100% no último mês de maio, baixou para 69,5% nesta quarta-feira (28). As enfermarias adulto voltadas para este público-alvo também diminuíram a taxa de ocupação, que antes situava-se na média de 85%, e agora está no patamar de 25,2%.

Para Rodrigo Nicácio, diretor médico do Samu Oeste, essa queda de atendimentos está alinhada com a redução de outros indicadores relacionados à pandemia, como casos novos, ocupação hospitalar e número de óbitos. Todavia, não é hora de baixar a guarda. “Seguimos vigilantes. Esses dados são analisados semanalmente e alguns números, até mesmo diariamente, já que a regulação de urgências é extremamente sensível à percepção de mudanças de tendências, assim como aconteceu nas ondas anteriores. A lição que fica é que aprendemos a perceber, antecipadamente, quando a situação vai mudar”, declara.

Via: Assessoria Consamu - Foto: Divulgação


Envie sugestões de Pautas, Fotos, Videos, ou Participe do grupo no WhatsApp ou do nosso Canal no Telegram receba as principais notícias do oeste do Paraná em primeira mão! 

CANAL NO WHATSAPP  -  CANAL DO TELEGRAM - GOOGLE NEWS 



Leia Também:
Publicar um comentário:
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.