"É inaceitável qualquer tipo de agressão à mulher", diz prefeito em nova sede da Delegacia da Mulher
Espaço conta com uma estrutura mais humanizada para atender às vítimas...

Com o objetivo de oferecer um atendimento mais humanizado às mulheres vítimas de agressão no Município, a Delegacia da Mulher de Cascavel passou a atuar em um novo endereço. O espaço fica localizado na Rua Castro Alves, nº 2518, no Centro.
O prefeito Leonaldo Paranhos visitou as instalações e reforçou que o combate à violência contra a mulher deve ser considerado missão de toda a sociedade. No entanto, quando a agressão ocorre, é preciso ter um espaço adequado para atender a vítima nesse momento de fragilidade. “É importante ter um ambiente que a mulher possa se sentir confortável. É inaceitável qualquer tipo de agressão ainda praticada no ano de 2020 contra as mulheres, mas, infelizmente, é uma realidade. Por isso, temos que ter as ferramentas para dar suporte e esse espaço, eu diria, que é o melhor do Paraná”, pontua o prefeito referindo-se à nova estrutura.
O gestor também frisou que a Guarda Municipal, especialmente a Patrulha Maria da Penha, irá realizar uma parceria com a Delegacia da Mulher para reforçar o combate à violência ao público feminino.
A Delegacia da Mulher conta com sala para registro de boletins de ocorrência, cartório central, cartório de atendimento, sala de investigação, sala multidisciplinar e espaço para desenvolvimento de atividade com as mulheres, incluindo palestras e oficinas de artesanato. Além disso, há uma brinquedoteca, estrategicamente montada para que as mães que forem agredidas possam ter um local para deixar as crianças.
Segundo a delegada Bárbara Strapasson, a mudança de endereço foi necessária, pois a antiga estrutura não tinha o ambiente adequado para receber as vítimas de violência. “Nossa principal preocupação é o acolhimento. A vítima já chega muito fragilizada, precisando de todo um apoio psicológico. E antes nossas instalações não permitiam que a gente pudesse fazer isso, com que ela se sentisse à vontade. Nosso primeiro objetivo é acolher, realmente oferecer um espaço que a vítima possa se sentir acolhida e se abrir conosco”, explica ela sobre a atual estrutura.
Em comparação com outras unidades do Paraná, a Delegacia da Mulher de Cascavel já está se sobressaindo pela estrutura. “Nós temos 20 delegacias especializadas em atendimento à mulher na divisão de Polícia especializada no estado. Cascavel passa a partir de hoje, juntamente com Ponta Grossa, a ser as duas delegacias mais estruturadas - evidentemente excluindo Curitiba-, como melhor ambiente de recepção para essas mulheres”, pontua o delegado da Polícia Civil do Paraná, Alexandre Macorin.
A delegacia está aberta das 9h às 18h de segunda a sexta-feira. O atendimento de plantão aos finais de semana ocorre na 15ª Subdivisão da Polícia Civil do Paraná, que está localizada na rua das Bandeiras, 1301, no Centro.
O prédio atual é locado pelo governo estadual e possui estrutura física apropriada para o atendimento das mulheres, inclusive acompanhamento psicológico em parceria com o Centro Universitário Fundação Assis Gurgacz.
Mais Lidas
Publicidade