Itaipu Binacional capacita técnicos ambientais que auxiliam na gestão dos Ecopontos em Cascavel
Técnicos Regionais do PTI (Parque Tecnológico da Itaipu Binacional) ministram treinamento com software e o Plano Operacional das Unidades de Valorização de Recicláveis ......
Receber material, separar, organizar e comercializar: todas essas etapas são fundamentais no desenvolvimento do trabalho das cooperativas responsáveis pelos Ecopontos em Cascavel. Diante disso, os técnicos do Parque Tecnológico da Itaipu Binacional, Paulo Henrique Squinzani e Juliana Correia estão reunidos, nesta quarta-feira (11), com os técnicos ambientais que prestam o apoio às cooperativas na administração operacional e contábil.
Os técnicos ambientais, que passam pelo treinamento com a Itaipu Binacional, foram contratados pelo Município por meio de processo licitatório, com a empresa Biosfera.
Na oportunidade, está sendo apresentado o Plano Operacional das Unidades de Valorização de Recicláveis (UVR) e o chamado “Reciclômetro”, sistema onde é lançado mensalmente a prestação de contas das cooperativas pelos técnicos das UVRs, com intuito de demonstrar o resultado da parceria. Os dados também são encaminhados à Secretaria Municipal do Meio Ambiente.
Em média, as cinco cooperativas responsáveis pelos Ecopontos tem um faturamento de 40 mil reais com o material reciclado. Os valores têm como destino o pagamento das despesas administrativas, operacionais e também aos trabalhadores envolvidos nas atividades.
80% dos materiais recebidos são provenientes do consumo de papel, plásticos, metal, vidros e eletrônicos que passam pela seleção e posterior comercialização dos produtos.
“O treinamento faz parte de um conjunto de ações que a Secretaria Municipal do Meio Ambiente vem desempenhando junto aos Ecopontos.
Isso mostra quão importante é a parceira da Itaipu Binacional, o trabalho das cooperativas e de seus cooperados, e claro, o apoio da população na separação dos resíduos produzidos contribuindo com a preservação do meio ambiente, geração de trabalho e renda aos profissionais de materiais recicláveis”, enfatizou o Secretário Municipal do Meio Ambiente, Nei Hamilton Haveroth.
Leia Também
Mais Lidas
Duas cascavéis são encontradas em pátio da Receita Federal em Cascavel
Colisão traseira entre caminhões deixa motorista ferido em Corbélia
Homem é baleado cerca de cinco vezes em tentativa de homicídio em Jesuítas
Motociclista fica gravemente ferido após bater na traseira de veículo oficial em Corbélia