24 de outubro de 2026

Cascavel

Fale conosco

Brasil

Flávio Bolsonaro pede desculpas a Lula após chamá-lo de “9 dedos” durante debate na Globo

Senador fez referência à amputação do dedo de Lula durante discussão sobre salário mínimo e se retratou após cobrança do petista...

Flávio Bolsonaro pede desculpas a Lula após chamá-lo de “9 dedos” durante debate na Globo
© Reprodução/TV Globo

O candidato à Presidência Flávio Bolsonaro (PL) pediu desculpas ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) após fazer uma referência à amputação de um dos dedos do petista durante o debate presidencial da TV Globo, realizado na noite de sexta-feira (23/10). O episódio ocorreu durante uma discussão sobre salário mínimo, impostos e custo de vida. 

Na discussão, Flávio afirmou que não adiantaria o salário mínimo chegar a R$ 1.621 se o governo, segundo ele, retirasse recursos dos trabalhadores por meio de impostos. Ao fazer a crítica, utilizou a expressão “nove dedos” em referência a Lula. 

Lula recebeu direito de resposta e reagiu à declaração, lembrando que perdeu o dedo mínimo da mão esquerda aos 17 anos, quando trabalhava em uma metalúrgica. O petista afirmou que conhecia a realidade do trabalho e cobrou uma retratação do adversário. 

Durante a resposta, Lula também questionou a trajetória profissional de Flávio e fez críticas pessoais ao candidato do PL. O presidente afirmou ainda que não aceitaria ser chamado de “nove dedos” em referência a um acidente ocorrido durante sua juventude. 

Na tréplica, Flávio Bolsonaro se desculpou pela referência. O senador afirmou que, caso tivesse ofendido Lula, pedia desculpas e disse que não tinha a intenção de ofendê-lo. 

Após o pedido de desculpas, Flávio direcionou a discussão para outras questões sociais e econômicas. O candidato questionou Lula sobre o aumento do número de moradores de rua e sobre a situação de famílias endividadas, mantendo o debate no campo das políticas sociais e das condições econômicas do país.

/Luiz Felipe Max - Foto: Reprodução/TV Globo


Mais Lidas