Cascavel

Dia do Farmacêutico e do Técnico de Laboratório: profissionais fundamentais dentro do Huop

Muitas vezes, esse papel do Farmacêutico dentro do hospital é desconhecido, porém é...

24 set 21 - 17h39 Redação SOT
Dia do Farmacêutico e do Técnico de Laboratório: profissionais fundamentais dentro do Huop

Dia 25 de setembro é comemorado o Dia Internacional do Farmacêutico, e o Hospital Universitário do Oeste do Paraná (Huop) tem muito orgulho em ter esses profissionais fazendo parte da equipe. O Farmacêutico é um profissional multidisciplinar, tem o conhecimento e pode atuar em diversas áreas. Ana Paula Pivotto é Farmacêutica Bioquímica e Coordenadora Técnica do Laboratório, trabalha no Laboratório de Análises Clínicas do Huop e afirma: “Não existe hospital sem exame laboratorial e sem os profissionais que trabalham dentro dele, pois eles têm um papel fundamental e de extrema importância para o hospital”.

Muitas vezes, esse papel do Farmacêutico dentro do hospital é desconhecido, porém é um trabalho de 24 horas, que pode fazer toda a diferença na vida do paciente. “Às vezes o paciente chega sem sintomas, coletamos o exame e vemos que possui alguma alteração, essa alteração interfere nos medicamentos e na dosagem deles, e isso o médico descobre através do nosso laudo”, diz Ana. Quem fica responsável por esses exames, são os farmacêuticos junto com a equipe, que participa de todo o processo de uma análise com credibilidade. “O resultado final vai depender desde o princípio, desde a coleta, que é a fase pré-analítica que os técnicos participam, da fase analítica, que envolve todo o preparo da amostra, a análise da amostra e tudo, até a fase pós-analítica que é quando o farmacêutico vai pegar a análise e correlacionar com o paciente”, explica a farmacêutica

TRABALHO EM EQUIPE - Dentro do laboratório, existe um conjunto de profissionais que trabalham sempre em comunhão. Um desses profissionais é o Técnico de Laboratório, que dia 06 de setembro, comemorou a profissão. A atuação desses técnicos é muito importante, tanto para a análise como para o atendimento ao paciente. Fátima Inês Milkiewicz, Técnica em Análises Clínicas, conta que o trabalho inicial dentro do laboratório influencia o resulto final dos exames. “Preparamos os equipamentos, passamos o controle, vemos as amostras, fazemos uma pré análise delas, e só colocamos nos aparelhos uma amostra com qualidade de exame; os médicos dependem do trabalho do Farmacêutico e depende das análises clínicas, pois os exames podem mostrar o que nem ele, nem o paciente sabiam”, ressalta.

O trabalho no Laboratório de Análises Clínicas é uma via de mão dupla, os profissionais do setor estão sempre em contato com outros profissionais do hospital para agilizar a identificação dos exames. “Se tiver alguma alteração podemos  ver no prontuário se ele já possui algum sintoma ou sinais, o que é essencial porque conseguimos correlacionar e trazer o melhor resultado possível para o paciente, então você tem certeza do que está liberando porque o médico já colocou os sintomas. Quando a gente não tem essas informações, é muito importante que estejamos em contato seja com o médico, com nutricionista, e outros profissionais, às vezes a alteração se dá por conta de medicamentos, assim temos esse contato multidisciplinar”, finaliza a farmacêutica, Ana.

Via: Assessoria Hospital Universitário - Foto: Divulgação


Envie sugestões de Pautas, Fotos, Videos, ou Participe do grupo no WhatsApp ou do nosso Canal no Telegram receba as principais notícias do oeste do Paraná em primeira mão! 

CANAL NO WHATSAPP  -  CANAL DO TELEGRAM - GOOGLE NEWS 



Leia Também:
Publicar um comentário:
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.