Cascavel

Empresas e órgãos públicos se integram para buscar solução para fios e cabos soltos

Reunião na tarde desta segunda-feira na Amop avaliou os resultados dessa integração...

27 set 21 - 19h18 Redação SOT
Empresas e órgãos públicos se integram para buscar solução para fios e cabos soltos

O problema de fios de telefonia e internet caídos, baixos demais ou soltos nos postes de Cascavel voltou a ser assunto de uma reunião integrada que envolveu representantes do Município, Transitar, Copel, Procon, Corpo de Bombeiros e o Legislativo, além das empresas operadoras.

A reunião, que serviu para avaliar o trabalho desenvolvido desde o primeiro encontro, aconteceu no auditório da Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (Amop).

O primeiro encontro foi realizado no dia 1º de julho e, a partir daí, foi criado um grupo de trabalho envolvendo a Copel e as operadoras de telefonia e internet que locam o espaço nos postes de energia. Desde então, 69 demandas encaminhadas pela população foram atendidas e resolvidas rapidamente pelo canal de comunicação criado para esse fim. As denúncias feitas ao telefone 156 são encaminhadas à Copel que, por sua vez, aciona imediatamente as empresas para fazerem os reparos.

De acordo com o secretário de Planejamento e Gestão, Edson Zorek, a tolerância será zero para aqueles que insistirem em não obedecer a legislação. “Ficou muito claro nessa reunião que é tolerância zero com o infrator, aqueles não cumprem a legislação, aquele caminhão que é muito alto, que está arrebentando fios e que está fora das normas e também com aquelas empresas que têm fios soltos. Também veio à tona outro problema, que é o furto dos cabos”, diz Zorek.

A Secretaria de Meio Ambiente (Sema) está fazendo um cadastramento de todos os locais que compram materiais recicláveis para coibir a comercialização dos cabos furtados.

Denúncias de fios das operadoras caídos, soltos ou arrebentados podem ser feitos para o telefone 156, que dará o encaminhamento necessário. Já em casos de fios energizados, o acionamento deve ser diretamente com a Copal, pelo telefone 0800 5100116.

Helio Jose Dalgallo, gerente da agência da Copel em Cascavel, explica que uma legislação federal obriga a concessionária a compartilhar os postes com outras operadores. “A Copel tem responsabilidade de manter as estruturas em boas condições, cada uma das operadoras é responsável pela sua fiação, pelos seus condutores instalados nos postes”, diz.

Uma nova reunião acontecerá na segunda quinzena de novembro na Câmara de Vereadores de Cascavel.

Via: Portal do Município de Cascavel - Foto: Divulgação


Envie sugestões de Pautas, Fotos, Videos, ou Participe do grupo no WhatsApp ou do nosso Canal no Telegram receba as principais notícias do oeste do Paraná em primeira mão! 

CANAL NO WHATSAPP  -  CANAL DO TELEGRAM - GOOGLE NEWS 



Leia Também:
Publicar um comentário:
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.