Cascavel

Alegria dos pequenos marca a primeira noite do Contador de Histórias

Alunos de 9 Centros Municipais se apresentaram ontem no palco do Emir Sfair; Hoje (...

25 nov 21 - 11h15 Redação SOT

Quem tem familiaridade com palcos e grandes apresentações deve concordar que a primeira vez que se sobe ao palco, diante de uma grande plateia, não se esquece tão fácil. Entre os adultos, ou mesmo as crianças maiores, as reações são diversas e poucos são aqueles que conseguem manter total tranquilidade nessas circunstâncias. Há os que ficam com a voz trêmula e aqueles que tremem da cabeça aos pés, assim como há aqueles que ficam vermelhos ou com as mãos encharcadas de suor. No entanto, o que se viu ontem (24) à noite no Anfiteatro Emir Sfair, no primeiro dia do Contador de Histórias 2021, foi exatamente o contrário. A alegria e a naturalidade marcaram a atuação dos pequenos contadores, que encheram os olhos e os corações de quem assistiu as apresentações.

Neste ano, o evento já tradicional, realizado pela Secretaria Municipal de Educação, como forma de promover e incentivar a leitura, foi destinado exclusivamente aos alunos dos Centros Municipais de Educação Infantil de Cascavel. Dá pra imaginar, por aí, que os narradores e atores das histórias contadas não são lá muito grandes na estatura, mas se mostraram gigantes no talento. Ao invés de choro e apreensão, que é de se esperar quando crianças pequenas são tiradas da sua rotina, os alunos esbanjaram a alegria de poder subir ao palco e contar suas histórias e também de perceber que a família os assistia. Muitos deles, sem se perder na narrativa, acenavam e ficavam eufóricos ao identificar a mãe ou o pai na plateia.

A dedicação da família, por sinal, foi enaltecida pela secretária municipal de Educação, Marcia Baldini, em sua fala na abertura do evento. Ela parabenizou o esforço dos pais e disse que a dedicação e o apoio deles aos filhos será uma bela história escrita na vida das crianças. “Quando a gente fala em contar história, não é só a história da literatura infantil, que hoje os nossos alunos e alunas estarão aqui narrando, mas é a história de vida de cada um de nós. Então a história que vocês, pais e responsáveis, contam, o exemplo de vocês, é fundamental para os seus filhos, e assim como nós, muitos de vocês estão aqui depois de um dia intenso de trabalho para prestigiar os filhos”, afirmou.

Na primeira noite do Contador de Histórias, alunos de 9 Centros Municipais de Educação Infantil emocionaram o público com suas narrativas. O cerimonial, como é de praxe, não foi realizado por adultos, só que desta vez o evento resgatou cerimonialistas das edições passadas, que agora já estão maiores e vão demonstrar na desenvoltura de suas falas o quanto a influência da leitura, ainda na primeira infância, fez muito bem para eles.

O cerimonial de ontem ficou por conta da ex-aluna da Escola Almirante Barroso, Helloisa Gonzatto Cavalcante, que atualmente tem 14 anos. Ela apresentou o Contador de Histórias em sua antiga escola, em 2016 e apresentou a primeira edição do evento em nível municipal, ali mesmo no Anfiteatro Emir Sfair, em 2017. A coordenadora das bibliotecas municipais, Cilmara Cecatto Sachet, que também foi professora da Helloisa, não cabia em si de tanta alegria. “É um orgulho pra mim, porque fui professora dela ainda pequena, e hoje ela está aqui, uma moça. E eu tenho certeza que daqui a alguns anos, estes que vocês viram aqui serão os que apresentarão este evento, pois é assim que nascem os nossos cerimonialistas do Contador de Histórias”, salientou.

O Contador de Histórias segue ainda na noite de hoje (25) e encerra amanhã (26). Ao todo serão cerca de 400 alunos do Infantil II ao Infantil IV que passarão pelo palco do Emir Sfair nas três noites. O evento ocorre presencialmente, a partir das 19h30, e também pode ser acompanhado ao vivo, de forma online, pelo canal da Semed no Youtube.

Via: Portal do Município de Cascavel - Foto: Divulgação


Envie sugestões de Pautas, Fotos, Videos, ou Participe do grupo no WhatsApp ou do nosso Canal no Telegram receba as principais notícias do oeste do Paraná em primeira mão! 

CANAL NO WHATSAPP  -  CANAL DO TELEGRAM - GOOGLE NEWS 



Leia Também:
Publicar um comentário:
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.