Cascavel

Polícia alerta para que pessoas e empresas não caiam em golpes digitais

Um dos riscos está nos golpes digitais, que preocupam autoridades e entidades empre...

01 dez 21 - 11h55 Redação SOT
Polícia alerta para que pessoas e empresas não caiam em golpes digitais

Da mesma forma que as novas tecnologias trazem facilidades e comodidades à vida moderna elas também criam desafios e perigos às pessoas e empresas. Um dos riscos está nos golpes digitais, que preocupam autoridades e entidades empresariais pelos prejuízos e consequências que costumam provocar. O assunto foi tratado na manhã desta quarta-feira, na reunião de diretoria da Acic, pela delegada da Polícia Civil Anna Turbay Palodetto e pelo escrivão Reinaldo Bernardin de Andrade.

A primeira dica para diminuir os perigos é estar sempre alerta, redobrar cuidados e desconfiar quando a proposta parece ser boa demais. O descuido, a ingenuidade e a ambição costumam andar de mãos dadas com o ímpeto dos criminosos, ressaltaram as autoridades. Ana e Reinaldo citaram alguns dos golpes digitais mais comuns e deram dicas de como se proteger. “Checar sempre as informações passadas e disponíveis ajuda muito. A observação de alguns cuidados simples pode impedir perdas significativas e muita dor de cabeça”, conforme o escrivão da 15ª Delegacia de Polícia.

Boleto falso - Uma das modalidades criminosas mais comuns, e que trazem perdas a pessoas físicas e jurídicas, é a emissão de boletos a partir de recursos digitais. Esses boletos são emitidos a partir de sites piratas, apesar de sua semelhança com os verdadeiros, e os pagamentos feitos vão para contas administradas pelos criminosos. É bom sempre checar os números que estão no boleto, confrontá-los com outros da mesma loja e, em caso de dúvida, ligar para a empresa da qual é cliente para obter mais informações.

O whatsapp é outra das ferramentas digitais empregadas pelos golpistas. A prática mais corriqueira é ligar para alguém e informar que o cartão foi clonado ou usado em uma tentativa de compra suspeita e que alguém, um motoboy ou um funcionário da suposta instituição financeira, vai apanhá-lo para que então se providencie a confecção de outro. A senha, depositada em um envelope, dá aos criminosos então tudo o que precisam para utilizar os cartões em nome do titular.

O alerta é que as instituições não usam esse procedimento, de pedir para alguém apanhar o cartão em um endereço físico. Nessa modalidade, a quadrilha emprega até um número de telefone 0800 para dar mais “veracidade” ao golpe. O whatsapp também costuma ser clonado quando o titular fornece, de forma descuidada eletronicamente, números de documentos e senha. Outra maneira de clonagem é o uso do perfil ou da fotografia do titular com outro número. Nesse caso, mensagens de texto informam que o telefone mudou por algum motivo e, na sequência, costumam pedir depósitos em dinheiro.

Também são comuns golpes de compra e venda de veículos pela internet e em site de leilões. Há ainda uso de homepages de lojas famosas para tirar algum tipo de proveito dos internautas, mas ao acessá-los a pessoa acaba direcionada para outros ambientes e geralmente é lesada. Ana e Reinaldo também chamaram atenção para a abertura de contas em certas instituições financeiras digitais e a contratação de financiamentos. Na menor suspeita, o melhor a fazer é aguardar, checar e buscar mais informações.

Via: Assessoria ACIC - Foto: Divulgação


Envie sugestões de Pautas, Fotos, Videos, ou Participe do grupo no WhatsApp ou do nosso Canal no Telegram receba as principais notícias do oeste do Paraná em primeira mão! 

CANAL NO WHATSAPP  -  CANAL DO TELEGRAM - GOOGLE NEWS 



Leia Também:
Publicar um comentário:
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.