Cascavel empossa novos conselheiros escolares
São mais de 800 conselheiros eleitos democraticamente para o mandato 2022/2024 que atuarão junto à comunidade escolar...
A Secretaria Municipal de Educação (Semed) iniciou na noite de ontem (1º) a posse dos novos conselheiros escolares. São mais de 800 conselheiros eleitos democraticamente e que atuarão diretamente na comunidade escolar. Na noite desta quinta-feira (2) haverá uma nova cerimônia no Teatro Emir Sfair para empossar os demais membros dos conselhos. O mandato é para o triênio 2022/2024.
O Conselho Escolar é um órgão colegiado permanente de debate e articulação entre vários segmentos da comunidade escolar, tendo em vista a gestão democrática do ensino público e a melhoria da qualidade do ensino.
A secretária de Educação, Marcia Baldini, lembrou da trajetória para implantar os conselhos que hoje está no terceiro ciclo de posse. “O Conselho Escolar tem uma função muito especial porque nele está representado todos os órgãos que fazem parte da comunidade escolar - o professor, o servidor, os pais ou responsáveis. E na escola as crianças, também, que aprendem a importância do papel de participar e de ajudar a definir, avaliar e propor novas políticas”, afirmou.
Marcia destaca que o processo democrático, tanto na eleição dos conselheiros quanto na escolha dos diretores, é fundamental para o fortalecimento da comunidade escolar.
Nilce Mara, diretora da Escola Emília Galafassi, diz que o processo eleitoral do Conselho Escolar, assim como a eleição dos diretores é uma grande festa da democracia e um dos passos para a concretização da gestão democrática. “Compreendo que todos os membros da equipe e da comunidade são essenciais para construir uma educação de qualidade”, enfatizou.
Presidente do Conselho Municipal de Educação, a professora Janete Ritter, diz que pensar os conselhos escolares é uma tarefa de grande responsabilidade e destacou a importância do trabalho dos conselheiros em cada instituição. “Por mais que o Conselho de Educação possa pensar políticas, deliberar diferentes situações é lá no chão da escola que a educação acontece”, afirma.
Na Rede Municipal de Cascavel, os Conselhos Escolares foram criados e implantados nas unidades com criação da Lei 6.116/2012. Trata-se de um órgão colegiado permanente de debate e articulação entre vários segmentos da comunidade escolar, exercendo funções deliberativa, consultiva, fiscalizadora e mobilizadora, nos assuntos referentes à gestão pedagógica, administrativa e financeira da unidade escolar.