24 de agosto de 2026

Cascavel

Cascavel

Feira reúne estudantes e projetos de ciência, engenharia e tecnologia em Cascavel

Feira será realizada de 27 a 29 de agosto, na Expovel, com entrada gratuita e participação de estudantes de diferentes regiões do país

Foto: SOT

Cascavel será palco da V Fecet – Feira de Ciência, Engenharia e Tecnologia de quarta (27) a sábado (29). O evento reúne estudantes da Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio e Ensino Técnico para apresentar projetos desenvolvidos ao longo do processo de aprendizagem, envolvendo ciência, tecnologia, engenharia, robótica, sustentabilidade e inovação.

A feira será realizada no Parque de Exposições Celso Garcia Cida, a Expovel, com entrada gratuita para a comunidade. A programação é organizada pela Eureka – Escola de Tecnologia e Pesquisa e pelo Instituto Fecet, com o objetivo de aproximar os estudantes da pesquisa científica e criar um espaço para apresentação e troca de experiências entre jovens pesquisadores.

Os projetos são desenvolvidos pelos próprios alunos, com orientação de professores e, quando necessário, coorientadores. A proposta é estimular os estudantes a identificar problemas, pesquisar possibilidades e desenvolver soluções que possam ser aplicadas em situações reais do cotidiano.

Além da exposição dos trabalhos, a programação contará com palestras, oficinas interativas e atividades relacionadas à robótica, ampliando as possibilidades de contato do público com a ciência e a tecnologia.

Apesar de ser realizada em Cascavel, a Fecet possui alcance nacional e recebe trabalhos de estudantes de diferentes estados brasileiros. Em edições anteriores, a feira contou com a participação de alunos que percorreram milhares de quilômetros para apresentar seus projetos. Entre os participantes, estão estudantes de cidades do Maranhão e de Rondônia, que viajaram até o Oeste do Paraná para participar da feira.

A diversidade de participantes também se estende aos municípios paranaenses, reunindo estudantes com diferentes experiências e propostas de pesquisa. A participação de escolas públicas e privadas contribui para a formação de um ambiente de troca de conhecimentos entre os jovens.

A Fecet é afiliada a importantes feiras científicas do país, como a Febrace – Feira Brasileira de Ciências e Engenharia e a Mostratec – Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia. Essas conexões ampliam as possibilidades de circulação e reconhecimento dos projetos desenvolvidos pelos estudantes.

Para além da exposição, a feira busca mostrar que a produção científica pode fazer parte da rotina escolar desde os primeiros anos de formação. Ao desenvolver um projeto, o estudante é incentivado a observar situações do cotidiano, levantar questionamentos, pesquisar informações, testar ideias e apresentar os resultados.

O processo contribui para o desenvolvimento do raciocínio científico, da criatividade e da capacidade de encontrar soluções para diferentes problemas. A iniciativa também aproxima os jovens de áreas ligadas à inovação, tecnologia e empreendedorismo.

A programação na Expovel será uma oportunidade para que a comunidade conheça de perto os projetos desenvolvidos pelos estudantes e acompanhe como ideias trabalhadas dentro das escolas podem ganhar forma e se transformar em soluções.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail feceteureka@gmail.com, pelo WhatsApp (45) 99137-7454.

Por: SOT/Samoel Almeida - Foto: SOT

Leia Também

Usamos cookies para melhorar sua experiência. Veja nossa Política de Privacidade .