Prefeito Paranhos recebe grupo de alunos que se destacam em ciência e tecnologia
Em todos os 16 eventos que os alunos participaram, eles receberam troféus e medalhas por projetos apresentados......
O prefeito de Cascavel, Leonaldo Paranhos, recebeu hoje (6) um grupo de alunos das redes pública e particular de ensino que participaram, ao longo deste ano, de 16 eventos voltados à ciência e tecnologia. Em todos eles receberam troféus e medalhas por conta dos projetos apresentados.
O ultimo evento em que os estudantes foram inscritos foi a Fenecit (Feira Nordestina de Ciência e Tecnologia) realizada em Recife, Pernambuco no período de 8 a 13 de novembro. “Cascavel levou a maior delegação e trouxe para casa oito prêmios”, disse o professor e diretor da Escola Eureca , onde os alunos participam das aulas de ciências e tecnologia, Maycon Lourenço.
O estudante Jean Rafael Kot, de 14 anos, foi premiado com o projeto de um dispositivo de medição de temperatura e umidade nos ambientes de trabalho. “Assim dá para saber como está o ambiente e se há algum risco para o trabalhador”, disse ele.
Já Bernardo Camargo, de 12 anos, foi premiado com o projeto de uma plataforma de realidade aumentada e virtual para estudo da palenteologia utilizando QR code.
A estudante Rafaela Ribas foi premiada com o projeto de uma caixa de transportes de órgãos automatizada. “Atualmente usamos muito no Brasil o gelo para refrigerar a caixa que transporta os órgãos até o local de destino. A ideia é usar a célula peltier que refrigera a caixa de modo eficiente no controle da temperatura tornando o transporte de órgãos para transplantes mais eficiente e seguro”.
A diretora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação de Cascavel (Semed), Rosane Aparecida Brandalise Correa, destacou os investimentos que o Município vem fazendo na aquisição de laboratórios de robótica e ciências para as escolas da rede. “Quando a gente vê jovens sendo premiados é uma satisfação imensa para nós educadores, para a Secretaria de Educação e tendo em vista que a robótica e laboratório de ciência contribuem para pesquisas e iniciação científica isso nos impulsiona ainda mais a pensar ações voltadas para estas áreas que desenvolvem o pensamento da crianças”.
Pelos resultados obtidos nas feiras de ciências e tecnologia que participaram os estudantes conseguiram credenciais para LIYSF - Londres,
Credencial para Colômbia,
Credencial para Mostratec,
Credencial para Science Camp In Rússia,
Credencial para o Chile nas categorias de ciências sociais, ciências humanas
e categoria de ciências exatas e da terra.
Leia Também
Mais Lidas
Mulher é ferida com faca em ponto de ônibus no Centro de Cascavel
Morre aos 72 anos Edson Morais, uma das vozes marcantes da comunicação no Oeste do Paraná
TSE rejeita por unanimidade o registro de candidatura de Pablo Marçal
Homem é preso com cocaína e materiais ligados ao tráfico durante operação em Cascavel