07 de agosto de 2025

Cascavel

Fale conosco
Cascavel

Procon intensifica fiscalização em supermercados

Equipes iniciaram uma operação nesta quinta-feira que terá sequência no sábado e se estenderá nas próximas semanas. Aumento de preços é um dos focos da operação...

Ação de orientação aos clientes dos mercados de Cascavel visa garantir que todos façam sua parte no combate ao coronavírus.

Posted by Prefeitura de Cascavel on Thursday, April 9, 2020

Equipes do Procon, com auxilio de estudantes de Direito, voluntários na operação, iniciaram na tarde desta quinta-feira (9) um trabalho de fiscalização mais intenso nos supermercados de Cascavel. O objetivo é identificar abusos de preços e se o Decreto Municipal que estabelece regras para os estabelecimentos e clientes, como forma de enfrentamento ao coronavírus (Covid-19), está sendo cumprido.

O prefeito Leonaldo Paranhos disse que é preciso garantir o acesso e a segurança às compras, mas também não deixar que excessos aconteçam, como aumentos de preço, por exemplo. "É um momento de cuidado, de união e de responsabilidade", enfatizou o prefeito que fez questão de agradecer aos acadêmicos voluntários que estão atuando na operação.

"Todos têm que fazer sua parte; o comerciante, o Poder Público e a população também tem que saber que é necessário manter a distância,  fazer a higienização para estar dentro de um supermercado e, ao mesmo tempo, exercer seu papel de fiscal .A população deve, ao perceber o aumento de um produto, denunciar porque isso é crime e crime se paga com punição àqueles que estão praticando", afirmou.

O trabalho é efetivo e os agentes colherão informações, inclusive com gravações e imagens, quando detectarem algum tipo de abuso, além de coletarem depoimentos de consumidores. O material será analisado e, se necessário, processos serão montados com multas e até cassação de alvará, em caso de reincidência.  

Orientação - A subprocuradora do Município, Laura Rossi Leite, explica que a operação tem como foco orientar tanto aos estabelecimentos comerciais, quanto aos consumidores para que observem as regras que estão nos decretos municipais. Ela lembra que os supermercados estão autorizados a abrirem, mas com número limitado de clientes e devem disponibilizar álcool gel, manter a higienização dos carrinhos e cestinhas. "Os clientes devem observar o espaçamento na fila, devem evitar de conversar ao celular, de rir ou espirrar durante as compras e que apenas uma pessoa da família faça as compras", explica Laura.

A subprocuradora observa ainda que a fiscalização, em tese, tem caráter mais de orientação do que punição. Um dos focos principais da fiscalização é a majoração de preços. "A ideia é fazer esse levantamento e se, eventualmente, constatada alguma coisa essa pesquisa vai dar suporte para que o Procon possa agir de forma mais enérgica em um momento mais à frente", destaca.

Supermercados abertos no feriado - O supermercados de Cascavel estão autorizados a abrirem nesta sexta-feira (10), feriado da Paixão de Cristo. A Prefeitura de Cascavel orienta às pessoas a não se aglomerarem  nestes estabelecimentos. As pessoas que forem ao supermercado deverão utilizar máscaras pois, sem o acessório de segurança, não será permitida a entrada nos estabelecimentos. As compras devem ser feitas o mais rápido possível.

Aos empresários do setor,  a orientação é manter entrada única nas lojas para que haja um controle do acesso dos consumidores.

Também nestes dias, a Prefeitura de Cascavel estará com equipes da Guarda Municipal, Conselho Tutelar e Procon reforçadas, para garantir os direitos dos consumidores e o cumprimento das orientações do COE (Centro de Operações em Emergência).

Por: SOT/Via: Portal do Município de Cascavel - Foto: Divulgação


Mais Lidas