Mais de 4 mil frangos morrem após queda de energia e altas temperaturas em Ampére
Ao todo, o proprietário, afirma que foram perdidos mais de 4 mil frangos na granja e que o lote de 25.200 aves iria ser entregue no fim dessa...
O produtor rural Altair Salla do munícipio de Ampere teve um grande prejuízo na tarde desta segunda-feira (24), em virtude das altas temperaturas e as frequentes quedas de energia na região.
Segundo informações, ocorreu durante o período da tarde algumas quedas de energia na área rural. A energia elétrica é importante nas granjas, pois ela mantém o bombeamento de água até os bebedouros dos animais, e também por manter ligados os ventiladores e nebulizadores que mantêm o ambiente climatizado.
Ao todo, o proprietário, afirma que foram perdidos mais de 4 mil frangos na granja e que o lote de 25.200 aves iria ser entregue no fim dessa semana. Eles contam que a energia acabou por volta das 12h15 e voltou somente perto das 16h. O filho de Altair, Eduardo Salla, disse que assim que faltou luz já foi entrado em contato com a Copel para registrar a ocorrência. Além disso, todas as providências estão sendo tomadas para amenizar o prejuízo.
Em contato com a Copel, a empresa informou por meio da assessoria de imprensa que realmente ocorreu a interrupção da energia e que foi causada pelo rompimento de um cabo na chave que atende a unidade consumidora. Porém, a companhia contesta o tempo de interrupção, que seria das 12h34 às 14h03.
Temperatura – Segundo o Simepar, Ampére registrou a temperatura máxima nesta segunda-feira de 34ºC com sensação térmica: 36˚C. As temperaturas elevadas foram provocadas devido a pouca nebulosidade e tempo mais seco.
O destaque ficou para Guaíra com 41,3°C, que superou o recorde de todo o histórico de medição (desde ago/1997).