25 de agosto de 2025

Cascavel

Fale conosco
Brasil

Fato inusitado: Calorão de 41º graus faz caixa d’água derreter

Os termômetros marcavam 41°C quando a caixa d’água começou a apresentar os primeiros indícios de derretimento...

Fato inusitado: Calorão de 41º graus faz caixa d’água derreter
©

Um fato inusitado aconteceu no Rio Grande do Sul. Uma caixa d’água de mil litros, instalada em uma propriedade rural no interior de Cachoeira do Sul (RS), distante a 200 km de Porto Alegre (RS), derreteu devido ao forte calor. A cena foi registrada no último domingo (23/01).

Dono da propriedade, disse à imprensa local que os termômetros marcavam 41°C quando a caixa d’água começou a apresentar os primeiros indícios de derretimento. “A caixa d’água estava cheia quando ela começou a ceder”, detalhou. 

Para o professor Glaucinei Rodrigues, mestre em Engenharia de Materiais, o calor pode sim, alterar a forma da estrutura do objeto, já que é composta de polietileno, um material plástico que pode ser moldado sob temperatura e pressão.

Segundo Rodrigues, a temperatura de fusão do polietileno é relativamente baixa, cerca de 112°C. O fenômeno já ocorreu em outros estados, como no Rio de Janeiro e em Goiás, quando reservatórios também derreteram devido ao forte calor.

/Via: Portal O Correio - Foto: Divulgação


Mais Lidas