Cascavel

Cascavel inaugura Escola de Agroinovação

Além da grade curricular do Ensino Médio, instituição de ensino terá aulas específi...

17 fev 22 - 20h04 Redação SOT
Cascavel inaugura Escola de Agroinovação

O Município de Cascavel e o Governo do Paraná inauguraram na tarde desta quinta-feira (17) o Centro Estadual de Educação Profissional Agroinovação Professor Moacir Benedito Leme da Silva. O novo colégio funcionará na estrutura da Agrotec, que foi preparada para receber os alunos.

O prefeito Leoanaldo Paranhos destacou o DNA agrícola da região de Cascavel e disse que o Município vive, depende e investe no agronegócio.

“Ter uma escola aqui na Agrotec, que recebe jovens do Oeste do Paraná e que vão aprender a mexer com a nossa produção é muito importante. Num momento especial porque não é apenas uma escola, é uma escola de inovação, é aquilo que o mercado, que o setor está pedindo e graças a Deus estamos inaugurando”, afirmou.

Paranhos destacou ainda que a inovação tecnológica transforma a produção, agrega valor, renda e emprego. Ele afirmou que a Escola de Agroinovação é resultado da maturidade que hoje existe em Cascavel.

“Espero que ela seja nutrida de amor, de esperança, de fé, de trabalho de indignação. Quando a gente perde a indignação, nós perdemos a possibilidade de fazer as coisas. E a indignação ela cabe em qualquer lugar. Indignação respeitosa, aquela que olha para o que está errado e corrige, aquele que se levanta e se apresenta para dar a solução. Aquele que diz ‘esse problema também é meu’ e não o que aponta para os outros e diz ‘o problema é seu’. Nós precisamos estar juntos em busca das nossas necessidades”, enfatizou.

Para o presidente da Fundetec, Alcione Gomes, o momento é de gratidão e representa a realização de um sonho. “Momento fantástico, momento de gratidão a Deus, por esse privilégio de poder fazer a história da educação de Cascavel, privilégio de poder construir o futuro. O que a gente pretende oferecer aqui, em parceria com o governo do Estado, eu creio que poucos lugares do Brasil têm toda essa estrutura, toda essa oportunidade, essa expertise, essa competência, essa vocação que a nossa região tem”, afirmou.

Vinicius Neiva, diretor da Secretaria de Educação do Estado do Paraná (Seed), afirmou que é gratificante dar oportunidades aos alunos de integrar a educação com o arranjo produtivo local.  “Para a gente é muito importante formar cidadãos, mas que a gente forme, também, ótimos profissionais. Estamos pensando a educação deles de uma forma mais completa, de uma forma mais abrangente”, pontuou.

A chefe do Núcleo Regional de Ensino (NRE), Luciana Paulista da Silva, destacou que a educação do Paraná vive um momento marcante de sua história.  “O nosso aluno vai ser bem preparado e o diferencial da nossa região de Cascavel é que ela é extremamente agrícola. Então vamos ensinar aqui para eles o que há de melhor no agronegócio, o que tem de tecnologias e assim prepará-los para que eles realmente venham para o mercado de trabalho com qualificação”, avalia.

Maria Eduarda é uma das alunas da Escola de Agroinovação. Ela se surpreendeu com a rapidez com que o projeto ficou pronto e disse que será uma nova experiência. "Para a gente do campo, e até mesmo para quem mora na cidade, é uma formação que não tem custo. É uma felicidade enorme”, disse.

Na instituição estudarão 75 alunos e, desse total, 53 ficarão no regime de internato.

Via: Portal do Município de Cascavel - Foto: Divulgação


Envie sugestões de Pautas, Fotos, Videos, ou Participe do grupo no WhatsApp ou do nosso Canal no Telegram receba as principais notícias do oeste do Paraná em primeira mão! 

CANAL NO WHATSAPP  -  CANAL DO TELEGRAM - GOOGLE NEWS 



Leia Também:
Publicar um comentário:
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.