Uma mulher inspiradora, símbolo da coragem, inteligência e potencial feminino. Essas são apenas algumas das características que representam a professora Neiva Pavan Machado Garcia.
Nesta segunda-feira (7), véspera do Dia Internacional da Mulher, demos o adeus à singularidade da vice-reitora executiva da Universidade Paranaense – Unipar, que faleceu de complicações de um câncer, no hospital, na cidade de Umuarama-PR, berço da Instituição. “Mamãe lutou bravamente e trabalhou incansavelmente para e pela nossa família, mas também pelo crescimento da nossa querida Unipar. Jamais conseguiremos expressar em palavras o que representará a sua ausência em nosso meio... Ainda assim, com o meu coração em pedaços e já cheio de saudades, posso afirmar que os seus ensinamentos e o seu legado estarão conosco por todos os dias de nossas vidas, até que voltemos a nos encontrar”, disse o filho, Dr. Carlos Eduardo Garcia, Reitor da Unipar.
À frente da Unipar desde o início da década de 1970, ela e o marido Cândido Garcia (em memória) foram mentores do projeto de implantação da Unipar, entre as maiores e melhores instituições de ensino do Paraná. Neste comando, idealizou e fez acontecer inúmeros projetos importantes, que elevaram a Universidade Paranaense e consagraram a marca em posição de destaque no cenário da Educação em nível superior.
Saudade e um legado indelével é o que ficará dessa majestosa e apaixonada professora.
A direção da Unipar de Umuarama decretou luto oficial, com a suspensão das atividades na Unidade nesta terça-feira (8).
As informações sobre o velório e sepultamento ainda serão divulgadas pela família Garcia.
SOBRE ELA
Professora Neiva Pavan Machado Garcia tinha 79 anos e nasceu em Araçatuba-SP.
Era casada com o fundador da Unipar, Cândido Garcia (em memória), mãe de Cláudia Elaine, Carlos Eduardo, Cássio Eugênio e Camilo Evandro, sogra de Amauri, Rosilamar, Viviane e Franciele, e avó de Valentina, Eduarda, Manuela, Vitor, Maitê, Camilo Júnior, Gabriel e Benjamim.
Era graduada em História e Pedagogia e pós-graduada em diversos cursos da área da Educação.
O amor aos estudos e às artes fizeram da professora Neiva uma profissional versátil, criativa e de forte sensibilidade. Como educadora, evidenciava sua grande bagagem cultural e visão sempre aberta às inovações científicas e tecnológicas.
VISÃO DE FUTURO
Além de lecionar, no início dos anos de 1970 começou também a atuar em gestão de escolas no interior de São Paulo e em Rolândia, no Paraná. Em 1986 fixou residência em Umuarama. Veio com o objetivo de coordenar o processo de criação da Fiapec, Instituição que passou a integrar todas as faculdades da Apec e que daria origem à Universidade Paranaense, reconhecida em 1993.
Via: Assessoria Unipar - Foto: Divulgação
Envie sugestões de Pautas, Fotos, Videos, ou Participe do grupo no WhatsApp ou do nosso Canal no Telegram receba as principais notícias do oeste do Paraná em primeira mão!
CANAL NO WHATSAPP - CANAL DO TELEGRAM - GOOGLE NEWS