Guerra contra a dengue reúne "exército" de 32 mil heróis para a batalha do fim de semana
Reunião com diretores e coordenadores de escolas definiu as ações com os quase 32 mil alunos da rede municipal que serão desenvolvidas no fim de semana...
O primeiro passo para uma verdadeira guerra que vai envolver cerca de 32 mil heróis foi dado na tarde desta quarta-feira (23) com o lançamento da campanha que incentivará os alunos da rede municipal de ensino a convocarem os pais para uma grande batalha contra o mosquito Aedes aegypti no próximo fim de semana.
A campanha teve início na tarde desta quarta-feira (23) durante encontro com diretores e coordenadores das escolas municipais que estarão engajados em mobilizar os alunos contra a dengue. A ação reúne as secretarias de Comunicação (Secom), Saúde (Sesau) e Educação (Semed).
A missão (tarefa de casa) dos pequenos heróis será convocar os pais ou responsáveis legais para fazer parte da Liga do Bem e em uma atividade com a família, vistoriar, localizar possíveis criadouros das larvas do mosquito Aeds aegypti e recolher objetos que possam acumular água.
O secretário de Comunicação, Jefferson Lobo, diz que a campanha foi pensada aproveitando o trading do momento nas redes sociais em que os super-heróis estão em alta, para estimular de forma lúdica, os alunos a integrarem a Liga do Bem.
“Nossa campanha traz um material de apoio pedagógico em que possibilitará aos professores trabalhar as crianças de tal forma a convocá-las, literalmente, para fazer parte dessa Liga do Bem, para que sejam heróis também. E elas, sendo heróis, convoquem o seus pais para que participem de uma grande ação de mobilização”, explica Lobo.
A ação, idealizada pela equipe da Secretaria de Comunicação, contará com material de apoio com conteúdo educativo e com a orientação sobre a realização da tarefa. O material contém um QRCODE e link que redirecionam para um formulário, para que os pais possam identificar o estudante, a escola e enviar uma fotografia da tarefa realizada.
O secretário de Saúde, Miroslau Bailak, lembrou que o momento é de guerra contra a dengue e que a participação dos alunos é de suma importância no combate ao mosquito. “De uma maneira lúdica eles vão levar aos seus pais a necessidade do cuidado do seu entorno”, enfatiza.
Rosane Brandalise Correia, diretora pedagógica da Semed, destaca a importância desse trabalho conjunto e lembra que as crianças serão as grandes multiplicadores dessa ação. “Eles é que vão incentivar os pais nessa busca de criadouros, nessa investigação em seus quintais. Estarão cobrando a família e incentivando a cuidar dos seus espaços”, destaca.
Nesta sexta-feira (25), todos os professores da rede municipal de ensino realizarão uma atividade especial de educação em saúde com os quase 32 mil alunos matriculados do 1º ao 5º ano.