Conselho Municipal de Educação realiza reunião ordinária
A necessidade de um planejamento da retomada do calendário escolar por meio de atividades remotas da Rede Pública Municipal de Ensino...

Sendo um órgão de competência normativa e possuindo as funções consultiva, deliberativa e fiscalizadora, o Conselho Municipal de Educação de Cascavel (CME) tem como objetivo assegurar aos segmentos representativos da comunidade e o direito de participar da definição das diretrizes da educação no âmbito do município, contribuindo para elevar a qualidade dos serviços educacionais.
Diante dessas atribuições, e a necessidade de um planejamento da retomada do calendário escolar por meio de atividades remotas da Rede Pública Municipal de Ensino, Presidente do Conselho Municipal de Educação de Cascavel (CME), Marília Maria Montiel Coutinho se reuniu na terça-feira (19/05),com os conselheiros do CME para a 2ª reunião Ordinária do mês de maio.
No encontro, realizado no auditório da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e seguindo todas as recomendações de prevenção da Covid-19, o conselho apreciou o parecer e deliberação solicitado a Secretaria Municipal de Educação (Semed) no início de maio, em relação ao planejamento das atividades pedagógicas remotas para os alunos da Rede Municipal de Ensino de Cascavel, bem como, como se dará o envolvimento entre escola e as famílias dos alunos da Rede Municipal de Ensino.
De acordo com a presidente do Conselho, após os conselheiros se reunirem, a deliberação, que ponderava pelo retorno do calendário escolar por meio das atividades remotas, teve um parecer favorável por todos os conselheiros que estiveram presentes na reunião e abrange o Sistema Municipal de Ensino, que auxiliará na validação dessas atividades e abrange não somente as escolas da Rede Pública como também as que estão sob o sistema municipal de ensino. “A reunião de hoje foi muito importante, houve um amplo debate em relação a esses documentos. Os conselheiros contribuíram, apreciaram desde os documentos propostos pela Secretaria de Educação até decretos municipais, estaduais, federais, tudo para tentar chegar da melhor forma, que contemple a realidade do município”, explica a presidente do Conselho Municipal de Educação de Cascavel.
Segundo ainda a presidente do CME, esse planejamento está sujeito as recomendações de saúde. “Em primeiro lugar está sendo visto o direito a saúde e que consigamos atingir os alunos, por meio dessas atividades, e que os pais consigam realizar, isso foi muito apreciado no conselho, olhar cada pai, cada família, envolver o conselho escolar e as instituições de ensino para que os alunos sejam alcançados na sua totalidade”, afirma Marília.
Ainda na reunião, foram realizadas também a aprovação de processos de Renovação de Autorização de unidades escolares.
Mais Lidas
Publicidade