15 de maio de 2025

Cascavel

Fale conosco

Cascavel

Lenda do automobilismo cascavelense, Jaci Pian morre aos 73 anos

Jaci estava hospitalizado alguns dias e não apresentava melhoras, vindo a óbito...

Lenda do automobilismo cascavelense, Jaci Pian morre aos 73 anos

Morreu na madrugada desta terça-feira (05), o piloto Jaci Pian após não resistir um tratamento contra um câncer.

Jaci estava hospitalizado alguns dias e não apresentava melhoras, vindo a óbito. Jaci tem dois filhos, Ricardo e Guilhermo. Será sepultado às 16h30, no Cemitério Central, e o velório acontece na Capela A da Acesc.

Pian é natural de Gaúcho de Erechim/RS ele chegou à Cascavel com 14 anos, o que faz com que sua família seja pioneira da cidade e foi considerado um dos melhores pilotos na década de 60, tendo participação ativa também na construção do autódromo internacional de Cascavel “Zilmar Beux”.

Seu pai, Adolival Pian, que hoje é nome do colégio do Bairro São Cristóvão, logo se engajou nas causas da nova cidade e esteve no grupo de pioneiros que vislumbraram divulgar Cascavel com o automobilismo e passaram a organizar corridas pelas ruas da cidade e logo em seguida ousaram em construir um autódromo, o terceiro do País e o primeiro em uma cidade do interior, sob a liderança de Zilmar Beux.

CARREIRA - Sua estreia no automobilismo foi no dia 4 de dezembro de 1966, na corrida que também marcou a estreia de Pedro Muffato, outro cascavelense que viria a fazer sucesso no automobilismo.

Jaci também fez a pole position e liderou a primeira volta da corrida de inauguração do autódromo com pista de terra em 16 de novembro de 1969. Nas, na segunda volta, sua Carretera quebrou e ele abandonou. Jaci continuou brilhando nas corridas, fazendo frente aos grandes nomes nacionais do esporte na época, com atuações aplaudidas pelo público de pé em autódromos de Curitiba, Guarapuava e Laranjeiras do Sul, no Paraná, de Joaçaba, em Santa Catarina; e de Aratiri, em Assunção, no Paraguai, na qual disputou a prova de inauguração.

Mas a carreira de Jaci Pian não durou muito. Ele deixou as pistas depois de participar da etapa de Cascavel do Campeonato Brasileiro de Divisão 3 disputada no dia 30 de setembro de 1973, já com a pista asfaltada. Ele abandonou a prova após a quebra de sua Manta Chrysler. 

O motivo que levou Jaci a abandonar a carreira foi o falecimento de seu irmão Ade (Ademar Pian), que sofreu um acidente na prova de Estreantes e Novatos naquele dia e veio a falecer dias depois, com apenas 23 anos.

Por: SOT/Via: Portal SOT/Luiz Felipe Max/O Paraná - Foto: Divulgação - Foto:

Tags:



Mais Lidas

Publicidade