quarta-feira, 30 de abril de 2025

Cascavel/PR

Fale conosco
Fechar Menu

Cascavel

Consamu restabelece dignidade de enfermeiros com reajuste histórico

O acordo foi assinado pelo diretor geral do Consamu, João Gabriel Avanci, pelo presidente do Senfeonspar, Ronaldo Luiz Barboza e pelo diretor de Enfermagem do Consamu, Carlos Pereira. ...

Representantes do Consamu (Consórcio de Saúde dos Municípios do Oeste do Paraná) e do Senfeonspar (Sindicato dos Enfermeiros do Oeste, Noroeste e Sudoeste do Estado do Paraná) assinaram nesta sexta-feira (8), Acordo Coletivo de Trabalho, com validade para o período entre 1º de abril de 2022 a 30 de março de 2023. 

O documento tem relevância histórica, pois reconhece e premia o esforço de uma categoria profissional que esteve na linha de frente de combate à pandemia em seus momentos mais críticos. 

O acordo foi assinado pelo diretor geral do Consamu, João Gabriel Avanci, pelo presidente do Senfeonspar, Ronaldo Luiz Barboza e pelo diretor de Enfermagem do Consamu, Carlos Pereira. 

O conteúdo prevê, entre outras cláusulas, substancial aumento no piso salarial dos enfermeiros, que passam a receber salário mensal de R$ 3.800,00, um significativo avanço para a categoria. 

O novo piso salarial promove a compensação das datas bases dos anos de 2021 a 2023, e liquida o compromisso de anos em que não foram efetivados reajustes, por conta de impedimento de lei.

“Nos momentos mais dramáticos da luta contra a covid 19, esses profissionais não recuaram um minuto sequer de sua responsabilidade e missão, permanecendo a postos e sempre atentos às necessidades das pessoas que tanto sofreram com a enfermidade”, destaca o prefeito de Palotina e presidente do Consamu, Luiz Ernesto de Giacometti. 

Registrado na Delegacia Regional do Trabalho do Estado do Paraná, o acordo coletivo coloca fim em um antigo impasse: a reparação financeira de uma categoria que não estava adequadamente valorizada.

“Esse acordo é resultado de muito diálogo, entendimento mútuo, eficiência na utilização de recursos e principalmente do avanço do diálogo institucional entre o consórcio e a classe”, destaca Avanci.

Via: Assessoria Consamu - Foto: Divulgação

Continue lendo

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.