Pacientes estão a mais de 35 dias esperando por cirurgia no Huop; Hospital tenta solução no TCE-PR
A mulher estava com uma fratura no braço/ombro a 36 dias e precisava colocar uma placa de sustentação na fratura e o Sistema Único de Saúde (SUS) não disponibiliza...
Uma internauta entrou em contato com o Portal SOT, nesta quinta-feira (28), para relatar a dificuldade que sua mãe vem sofrendo para conseguir realizar uma cirurgia no Hospital Universitário do Oeste do Paraná.
Segundo ela, sua mãe Lenides Imelda Traversini, estava com uma fratura no braço/ombro a 36 dias e precisava colocar uma placa de sustentação na fratura e o Sistema Único de Saúde (SUS) não disponibiliza.
O material precisa ser comprado a parte e a mesma não tem condição e o governo não estaria liberando Hospital Universitário realizar a compra. Com impasse, a senhora está na espera com dificuldade e dores.
Em contato com a unidade hospitalar a mesma respondeu: O Hospital Universitário do Oeste do Paraná (Huop) informa que a paciente em questão está recebendo todos os cuidados necessários em razão da fratura no braço. Porém, é necessário a realização de um procedimento cirúrgico para colocação de uma placa, a qual o Sistema Único de Saúde (SUS) não disponibiliza.
A direção do Huop ressalta que está analisando a compras de materiais especiais junto ao Tribunal de Contas do Estado. Desde que houve a indicação do procedimento com a placa, o Huop está tramitando o pedido do material para que possa realizar a compra e viabilizar a cirurgia.
O Huop é um hospital 100% SUS e em razão disso, procedimentos e materiais que não forem contemplados na tabela do Sistema Único de Saúde precisam passar por outro processo de compra, além da justificativa.
O hospital segue atento à necessidade da paciente, e realizando todo atendimento possível até o momento.
A internauta pede uma solução também por parte da Secretaria de Saúde do Paraná e Municipal.
OUTRO CASO - Não é um caso isolado, outro paciente da unidade está a mais de 47 dias na mesma situação. O senhor Dinei da Silva de 40 anos foi internado com braço quebrado também e está aguardando por uma cirurgia. Também pela falta de uma placa de sustentação.