Cascavel

Escolas JK e Adolival Pian participam de simulado de incêndio

Ação faz parte do Programa Brigadas escolares e dá início aos simulados com o Corpo...

12 mai 22 - 20h57 Redação SOT
Escolas JK e Adolival Pian participam de simulado de incêndio

Era para ser um dia normal de aula, mas, de repente, soa um alarme diferente, indicando para alunos e professores que é necessário atenção. Mais um aviso sonoro, dessa vez mais forte e constante. Algo não está certo e logo descobre-se que está acontecendo um incêndio e será preciso evacuar o prédio. A situação descrita aconteceu na manhã desta quinta-feira (12), em duas Escolas Municipais (Juscelino Kubitschek e Adolival Pian), mas calma, tudo não passou de uma simulação de incêndio, que contou inclusive com a presença do Corpo de Combeiros e do caminhão de Combate ao Incêndio.

A ação, promovida pelo Corpo de Bombeiros, em parceria com a Semed (Secretaria Municipal de Educação), por meio do Setor de Infraestrutura, é o início dos simulados de incêndio nas unidades escolares da Rede Municipal neste ano de 2022. O simulado de incêndio, com a presença do Corpo de Bombeiros, é parte fundamental do Programa Brigadas Escolares, que tem o objetivo de garantir a segurança dos alunos e servidores das escolas e Cmeis, por meio do treinamento dos professores e profissionais da Educação, de forma que tenham noções básicas combate a princípios de incêndios e evacuação segura do prédio, se for necessário.

Toda a ação foi acompanhada pela assessora administrativa do Setor de Infraestrutura da Semed, Bruna Ramos Luz, e supervisionada pelo Sargento Sandro Comarella, que após o simulado reuniu os integrantes das Brigadas Escolares de cada escolas e detalhou os pontos positivos e negativos das equipes, orientando o que pode ser feito para que em caso real a escola possa realizar o abandono do prédio da forma mais segura e eficiente.

Comarella contou que desde que o programa foi iniciado na Rede Municipal de Educação, em 2015 só se tem colhido bons frutos em termos de conscientização, prevenção e adequação das unidades escolares em relação ao Código de Prevenção de Incêndio. “Foi um trabalho árduo, que envolveu muitas pessoas, mas que teve um resultado excepcional. Naquela época havia 16% das escolas com licença do Corpo de Bombeiros e hoje são quase 100%, melhorou muito”. O sargento ainda pontuou o benefício a longo prazo que o Programa Brigadas Escolares traz. “Esse contato com as crianças e com os professores e esse trabalho que a gente faz nas escolas leva para uma conscientização futura e pra nós isso é muito importante. Ajuda muito pois em vez de o caminhão vir combater, às vezes a gente vem só vistoriar o que já foi feito”.

Além do treinamento, a presença dos bombeiros e do famoso caminhão de combate ao incêndio é um evento à parte para as crianças, que após a simulação aproveitaram para registar com fotos a visita tão especial que tiveram nas escolas.

Via: Portal do Município de Cascavel - Foto: Divulgação


Envie sugestões de Pautas, Fotos, Videos, ou Participe do grupo no WhatsApp ou do nosso Canal no Telegram receba as principais notícias do oeste do Paraná em primeira mão! 

CANAL NO WHATSAPP  -  CANAL DO TELEGRAM - GOOGLE NEWS 



Leia Também:
Publicar um comentário:
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.