Brasil

Asteroide 'potencialmente perigoso' irá passar pela Terra amanhã

Corpo celeste 7335 (1989 JA) tem dois quilômetros de diâmetro, cerca de quatro veze...

27 mai 22 - 09h33 Redação SOT
Asteroide 'potencialmente perigoso' irá passar pela Terra amanhã

Um enorme asteroide com cerca de 2 km de diâmetro, o que equivalente a quatro vezes a altura do Empire State Building, irá passar próximo da Terra nesta sexta-feira (27). 

Ainda que seja tratado como 'potencialmente perigoso', a rocha vai passar a cerca de 4 milhões de quilômetros do nosso planeta, ou seja, quase 10 vezes a distância média daqui até a Lua, segundo o portal americano Live Science.

O 7335 (1989 JA), como foi nomeado, é o corpo celeste que passará mais perto do planeta em pelo menos dois séculos, de acordo com a Nasa.

Esse asteróide orbita o Sol uma vez a cada 570 dias e pode se aproximar mais ou menos da Terra, o que preocupa os astrônomos.

A próxima vez que a rocha espacial passará tão perto será em 23 de junho de 2055, quando estará a uma distância equivalente a 70 vezes a distância da Terra até a Lua.

O 7335 (1989 JA) passará às 9h26, no horário de Brasília, mas não será possível observar o asteroide a olho nu.

Uma possibilidade é acompanhar a transmissão ao vivo pelo site do Virtual Telescope Project nesta quinta-feira (26), a partir das 20h. 

Por que é "potencialmente perigoso"?

A Nasa classificou o asteroide como "potencialmente perigoso" devido ao seu gigantesco tamanho e proximidade relativa da órbita da Terra. Além disso, estima-se que a rocha espacial esteja a cerca de 76.000 km/h, 20 vezes mais rápido do que uma bala disparada de um rifle.

A rocha é um dos mais de 29.000 objetos próximos da Terra (NEOs) que a Nasa rastreia por ano. Qualquer objeto astronômico que passe a cerca de 48 milhões de km da órbita da Terra pode ser considerado um NEO. A grande maioria deles é extremamente pequena.

Via: R7 - Foto: Divulgação


Envie sugestões de Pautas, Fotos, Videos, ou Participe do grupo no WhatsApp ou do nosso Canal no Telegram receba as principais notícias do oeste do Paraná em primeira mão! 

CANAL NO WHATSAPP  -  CANAL DO TELEGRAM - GOOGLE NEWS 



Leia Também:
Publicar um comentário:
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.