Cascavel

Cascavel está entre as 10 cidades brasileiras mais rápidas para abrir empresa

A média de Cascavel está bem acima da nacional, que é de 1 dia e 16 horas, e do Par...

22 jun 22 - 12h53 Redação SOT
Cascavel está entre as 10 cidades brasileiras mais rápidas para abrir empresa

O Ministério da Economia divulgou um novo relatório do Painel Mapa de Empresas e entre as cidades brasileiras com mais de cem mil habitantes Cascavel aparece entre as dez mais rápidas para se abrir uma empresa no País. Em média, para abrir uma empresa em Cascavel, o empreendedor leva apenas 10 horas. O ranking leva em consideração os cinco primeiros meses do ano.

A média de Cascavel está bem acima da nacional, que é de 1 dia e 16 horas, e do Paraná, onde uma empresa leva cerca de 18 horas para ser criada. 

O tempo é a soma do prazo de viabilidade e registro. A viabilidade é a autorização para exercer a atividade no local pretendido e o registro na Junta Comercial é a etapa de obtenção do Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ).

A agilidade acima da média nacional em Cascavel é reflexo das ações desenvolvidas pelo Município que desburocratizam e facilitam o empreendedorismo. 

Desde a implantação da Redesim, formalizar uma empresa ficou menos burocrática em Cascavel e o tempo de abertura vem diminuindo ao longo do ano. Em fevereiro, por exemplo, o tempo médio era de 20 horas. Hoje, em 10 horas os empreendedores estão com toda a documentação na mão para a operação da empresa.

O Redesim é a Rede nacional de Simplificação. Por meio dela, é possível realizar a integração dos diversos órgãos responsáveis pela abertura e licenciamento de empresas.

Os estudos para a implantação da Redesim no Município de Cascavel iniciaram em 2018, com a estruturação dos processos internos. Em 2020 aconteceu a integração parcial com o Redesim, apenas com a consulta locacional. Em 2021, Cascavel regulamentou a lei de liberdade econômica, com a liberação do licenciamento de 441 atividades econômicas, estamos entre os 30 município do Brasil com maior número de atividades liberadas. Em outubro de 2021, a integração completa com a Redesim se consolidou.

Emprego - Essa facilidade com que o empreendedor tem para formalizar uma empresa tem se refletido na geração de emprego em Cascavel.  Na última divulgação dos números do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), com dados de abril, a cidade aparece na liderança na geração de empregos no Paraná. 

No primeiro quadrimestre deste ano, a Agência do Trabalhador de Cascavel foi a quinta que mais encaminhou pessoas ao mercado de trabalho no Brasil e a primeira do Paraná. 

"Programas como o Aprova Digital, Alvará Fácil e o Habite-se foram criados justamente para facilitar a vida do empreendedor. O poder público tem que ir à frente, ir ao encontro, facilitar a vida das pessoas, tirar a burocracia, dar oportunidades de geração de emprego e de renda a micro, pequenas, médias e grandes empresas”, afirma o prefeito Leonaldo Paranhos.

Via: Portal do Município de Cascavel - Foto: Divulgação


Envie sugestões de Pautas, Fotos, Videos, ou Participe do grupo no WhatsApp ou do nosso Canal no Telegram receba as principais notícias do oeste do Paraná em primeira mão! 

CANAL NO WHATSAPP  -  CANAL DO TELEGRAM - GOOGLE NEWS 



Leia Também:
Publicar um comentário:
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.