segunda-feira, 12 de maio de 2025

Cascavel/PR

Fale conosco
Fechar Menu

Paraná

Depen e ONG Latidos do Bem vão repassar ideia do "Projeto Pipoca" para ONG de Maringá

Por meio do projeto, pessoas privadas de liberdade confeccionam diversos produtos para animais que são encaminhados para ONG Latidos do Bem...

A ideia do "Projeto Pipoca", feito em parceria entre o Departamento de Polícia Penal do Paraná, o Depen, e a ONG Latidos do Bem de Cascavel, será entregue para a ONG Vira Pet de Maringá, para que os benefícios da iniciativa sejam replicados. A entrega simbólica do projeto será feita durante o 1º Congresso do Bem, que vai acontecer neste sábado (25), no Teatro Municipal Sefrin Filho.

O projeto começou em Toledo e foi estendido para Cascavel, onde duas unidades possuem pessoas privadas de liberdade envolvidas na produção de acessórios para pets: a Coordenação Regional do Depen, responsável pela confecção de casinhas a partir da doação de pallets; e o setor de costura da Penitenciária Industrial de Cascavel, responsável por diversos produtos como roupinhas, caminhas, guias, coleiras, almofadas e brinquedos. A produção é doada para a ONG Latidos do Bem, que direciona os itens para animais em situação de rua ou pode ainda vendê-los para angariar recursos e convertê-los em outras ações necessárias para a causa animal.

A vice-presidente da ONG Vira Pet de Maringá, Mônica Elizabeth Chiquetti da Silva, vem a Cascavel para se inspirar e se aproximar. "Temos acompanhado os movimentos em prol da causa animal em toda região. O Projeto Pipoca, assim como todos os demais projetos da ONG Latidos do Bem, tem nos chamado a atenção. Toda e qualquer boa prática é importante e deve ser compartilhada. Nossa presença é justamente para identificar oportunidades, uma vez que trabalhamos pela mesma causa. Outro fator relevante é que o Projeto Pipoca, uma vez implantado na cidade de Maringá, irá beneficiar não somente os animais atendidos pelo Projeto Vira Pet, mas toda a comunidade".

Para Thiago Correia, coordenador regional do Depen em Cascavel, perceber que a iniciativa tem ganhado dimensão e admiradores, dá ainda mais motivação para seguir o trabalho. "Inicialmente eram 13 detentos envolvidos, e hoje outros detentos se envolvem de maneira indireta, porque eles enxergam o resultado do projeto e se oferecem para trabalhar também. Para cada três dias trabalhados, eles recebem um dia de remissão da pena. Mas o efeito prático vai além da questão jurídica, porque nosso objetivo também é a ressocialização. Então esse sentimento de pertencimento na causa animal, faz com que os apenados sintam que estão devolvendo para a sociedade algo que um dia eles tiraram. Sabemos que pessoas de outros estados têm sondado a ONG Latidos do Bem e o Depen para copiar as boas práticas que esse projeto traz. É revigorante, serve como energia pra gente continuar trabalhando".

1º Congresso do Bem - O Projeto Pipoca será tema da palestra de Thiago Correia, coordenador regional do Depen, no 1º Congresso do Bem, que acontece neste sábado (25) no Teatro Municipal Sefrin Filho. O evento, organizado pela ONG Latidos do Bem, terá diversas palestras voltadas para pessoas que amam os animais.

A programação, que vai das 9h às 18h, pode ser conferida no Instagram @latidosdobem. As inscrições podem ser feitas pelo site: www.sympla.com.br/congresso-animal-do-bem__1614494. O valor é R$ 20,00 ou 2 kg de ração animal. Do volume total de ração arrecadado, 500kg será sorteado entre as ONGs que trouxerem 10 ou mais participantes ao congresso.  "O evento é para todo mundo que deseja fazer a diferença. Acreditamos que juntos podemos contribuir para um mundo melhor para todos - humanos e animais. Desejamos que o encontro seja uma fonte de novas possibilidades para Cascavel", convida Luciana Braga, presidente da ONG.

Via: Assessoria ONG Latidos do Bem - Foto: Divulgação

Continue lendo

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.