Parte fundamental da construção do Plano Municipal pela Primeira Infância de Cascavel é entender quais são as principais necessidades desse público e é justamente dentro deste objetivo, que recentemente os coordenadores pedagógicos que atuam com a Educação Infantil foram preparados para a realização da escuta qualificada à Primeira Infância.
O trabalho de escuta vem acontecendo durante esta semana em todas as unidades da Rede Municipal de Ensino de Cascavel e é a maior escuta qualificada, voltada para a primeira infância, que está sendo realizada no Brasil, com um público de cerca de 10 mil crianças de até 6 anos.
O Dia D da Escuta qualificada aconteceu na segunda-feira (27), mas as atividades acontecem até amanhã (1º). Essas atividades, serão realizadas tendo como referência, neste momento, a realidade dos bairros em que as escolas e Cmeis estão inseridos e em seguida são sistematizados os registros das crianças, utilizando fotos, vídeos, desenhos e as mais diversas formas de identificação das problemáticas, sob a ótica das crianças.
Cascavel, ao realizar um processo de escuta às crianças de forma ampla e massiva, por meio da parceria entre a Secretaria de Educação e a Secretaria de Assistência Social, se consolida como referência em gestão pública com priorização à primeira infância. O município aderiu ao Programa Primeira Infância na Escola, do Ministério da Educação - MEC e vem realizando planejamento para atendimento ao que preconiza a Lei da Primeira Infância, recém aprovada no Congresso Nacional e ainda é o único município do Paraná que entrou na iniciativa Urban95, da Fundação Holandesa Bernard Van Leer, sendo esta, uma iniciativa global que busca incluir a perspectiva de bebês, crianças pequenas e cuidadores, no planejamento urbano, nas estratégias de mobilidade e nos programas e serviços oferecidos nas cidades, tendo como referencial, a experiência de uma criança de três anos de idade que, em média, tem até 95cm de altura.
Via: Portal do Município de Cascavel - Foto: Divulgação
Envie sugestões de Pautas, Fotos, Videos, ou Participe do grupo no WhatsApp ou do nosso Canal no Telegram receba as principais notícias do oeste do Paraná em primeira mão!
CANAL NO WHATSAPP - CANAL DO TELEGRAM - GOOGLE NEWS