19 de abril de 2025

Cascavel

Fale conosco

Cascavel

Educação: Alunos da área rural recebem Atividades Remotas por meio do Transporte Escolar

Secretaria de Educação disponibilizou 74 linhas para realizar a entrega aos mais de 1.100 alunos...

Educação: Alunos da área rural recebem Atividades Remotas por meio do Transporte Escolar

Com o objetivo de garantir que os alunos da área rural também pudessem receber as atividades remotas, cuja entrega iniciou-se na segunda-feira (25), a Secretaria Municipal de Educação realizou um planejamento de entrega para esses estudantes.

Para isso, a Secretaria de Educação disponibilizou 74 linhas de transporte escolar para realizar a entrega aos mais de 1.100 alunos da área rural.

Para o diretor Josnaldo Lima Teixeira, da Escola Municipal do Campo Tomaz Antonio Gonzaga, do Distrito de Jangada Taborda, a entrega das atividades é de extrema importância nesse momento de pandemia para garantir o vínculo entre aluno e escola. “Em meio a todas as facticidades que este momento nos instiga a lidar se torna imprescindível fortalecer o elo entre escola e a família. Por meio das atividades remotas, possibilitamos a continuidade do vínculo da criança com a escola. É notório a importância de possibilitar a todos os alunos da Rede, o acesso as atividades pensadas e planejadas para eles. Dessa forma, a Educação do Campo, visando a totalidade do sujeito ter entregado ‘in loco’ as atividades colaborando assim com as famílias que muitas vezes moram 10, 20 e até 30 quilômetros da Escola e não tem possibilidade de vir até a unidade, explica Josnaldo, que relata que os pais têm gostado muito dessa ação educacional.

De acordo com a diretora da escola, Elizete Gonçalves Ribeiro, os pais estão sendo orientados, por meio do whatsapp, sobre todas as questões que envolvem as atividades remotas e têm respondido satisfatoriamente esse novo planejamento. “A nossa comunidade participa ativamente da escola. Senti muita emoção vendo as famílias na estrada aguardando pelas atividades, mesmo com o frio. Com essa atitude demonstraram o quanto os filhos são importantes para eles. Ao nos aproximarmos, nos receberam com um sorriso notável, mesmo com a máscara muitas até confeccionadas por eles mesmos, mas por respeito a vida, por orientação a escola estavam utilizando-as”, explica Elizete.

Segundo Elizete, apesar desse não ser o molde como gostariam de garantir o processo de ensino e aprendizagem aos alunos, sabem que foi a melhor maneira para garantir o contato com a leitura e a escrita. “A escola não pode esperar tudo voltar ao normal, precisamos contribuir com o desenvolvimento das funções psicológicas superiores dos nossos alunos, vamos continuar com as explicações via whatsapp, vamos atender no que for preciso. Nessa condição estamos tentando levar o conhecimento até as crianças, porque respeitamos e amamos muitos nossas crianças. Sabemos que o lugar deles é na escola, mas precisamos garantir segurança e garantir a vida para nossos alunos”, afirma.

Momento de união - As atividades entregues aos alunos estão sendo planejadas pelos professores, de acordo com o ano de cada um, para que os estudantes possam realizar as atividades em suas casas. De acordo com a diretora da Escola São Francisco, os professores têm demonstrado grande preocupação e cuidados ao montar as atividades. “Na escola foi emocionante ver o empenho do professor, um ajudando o outro, a preocupação se o pai irá entender a linguagem trabalhada na atividade. Tentamos garantir o conteúdo que já trabalhamos em sala de aula mas com uma linguagem acessível tanto para nosso aluno, como para as famílias” explica Elizete, que concluiu. “Queremos o melhor para nossos alunos, estamos todos juntos, acreditamos na Educação, e vamos fazer o melhor para que nossas crianças tenham esse acesso”, afirma.

Entrega - Para que os alunos tenham acesso às atividades remotas, com dia e horário marcado, o transporte escolar está fazendo a entrega e o recolhimento das atividades realizadas pelos alunos. Os pais podem ir retirar as atividades no ponto de embarque que os estudantes aguardavam o ônibus para irem até a escola.

Por: SOT/Via: Portal do Município de Cascavel - Foto: Divulgação - Foto:

Tags:



Mais Lidas

Publicidade