Cascavel

Trigo é uma excelente oportunidade a produtores rurais do Oeste, afirma Dilvo

Atualmente, a produção mundial de trigo é de 779 milhões de toneladas e o consumo c...

27 jul 22 - 19h38 Redação SOT
Trigo é uma excelente oportunidade a produtores rurais do Oeste, afirma Dilvo

O Brasil tem boas chances de voltar a ser autossuficiente na produção de trigo em cinco anos, disse em reunião de diretoria da Acic, na manhã desta quarta-feira, o presidente da Coopavel Dilvo Grolli. “E diante da realidade mundial do grão, a triticultura se mostra uma excelente oportunidade a produtores rurais do Oeste do Paraná”, afirmou ele, que foi convidado para falar da terceira edição do Show Rural Coopavel de Inverno, agendada para 23 a 25 de agosto, em Cascavel, no Oeste do Paraná.

Atualmente, a produção mundial de trigo é de 779 milhões de toneladas e o consumo chega a 786,8 milhões. A Ucrânia e a Rússia, que estão em guerra há quatro meses, respondem por 30% da exportação do grão, mas devido ao conflito terão dificuldades estruturais e de logística para produzir e mandar o cereal a outras regiões. “Assim, a tendência é que os preços do trigo sigam valorizados e temos aqui uma chance de produzir mais e fazer com que o Brasil volte, como ocorreu no passado, a ser autossuficiente”, afirma o presidente da Coopavel.

O Show Rural de Inverno vai mostrar 40 cultivares, dessas 29 de trigo e pelo menos dez delas com produtividade superior a seis mil quilos por hectare. Isso é quase o dobro da média argentina e bem maior que a média do Oeste, atualmente na casa de 2,6 mil quilos por hectare. Com as novas variedades, a meta é fazer com que a região eleve a sua produtividade, em alguns anos, para 4 mil quilos/hectare, fazendo com que o Paraná assuma a dianteira na produção nacional do grão – a liderança hoje é do Rio Grande do Sul.

O Sul responde por 90% da safra de trigo, mas o governo federal passa a incentivar também cultivos em outras regiões do País, a exemplo do Centro-Oeste. O Paraná, segundo Dilvo, dedicou em 2020 1,1 milhão de hectares à cultura e agora, em 2022, são 1,5 milhão, fazendo com que a produção salte de 3,1 milhões para 3,9 milhões de toneladas no Estado. O consumo brasileiro é de 13 milhões de toneladas e para atender às necessidades internas o País precisará importar, neste ano, pelo menos seis milhões de toneladas. “Esses são fatores que mostram o bom momento da triticultura nacional que será, novamente, atração do Show Rural de Inverno”.

O evento será realizado diariamente a partir das 8h30 e contará com a participação de agricultores, técnicos, filhos de produtores rurais e acadêmicos. Uma das novidades deste ano será a participação de um especialista em mercados, de projeção nacional, que fará palestras todos os dias sobre cenários e perspectivas ao agronegócio. O convidado é Vlamir Brandalizze, engenheiro agrônomo com mais de 30 anos em experiência em análises especializadas ao setor.

O acesso ao parque e o uso do estacionamento serão gratuitos. “Todos são convidados a participar e a conhecer novidades às culturas indicadas aos meses frios do ano”, afirmou Dilvo. O presidente da Acic, Genesio Pegoraro, parabenizou a Coopavel pelo evento e reiterou o apoio da entidade empresarial às mais diferentes ações de fomento e estímulo à agropecuária.

Via: Assessoria Coopavel - Foto: Divulgação


Envie sugestões de Pautas, Fotos, Videos, ou Participe do grupo no WhatsApp ou do nosso Canal no Telegram receba as principais notícias do oeste do Paraná em primeira mão! 

CANAL NO WHATSAPP  -  CANAL DO TELEGRAM - GOOGLE NEWS 



Leia Também:
Publicar um comentário:
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.