terça-feira, 24 de junho de 2025

Cascavel/PR

Fale conosco
Fechar Menu

Cascavel

Pacientes e acompanhantes recebem diariamente café da manhã promovido por grupos voluntários

Ao todo são cinco equipes que se revezam na semana para servir em torno de 400 pessoas no CEONC...

Os dias de pacientes e de familiares que os acompanham no tratamento contra o câncer ficam um pouco mais leves com a colaboração de voluntários no CEONC Hospital do Câncer de Cascavel. Muitas pessoas vêm de outras cidades, e até de outros estados, para receberem os cuidados contra a doença. A cada dia da semana um grupo se reúne para levar o café da manhã para servir em torno de 400 pessoas, um gesto de amor que conta com doações da comunidade e empenho de voluntários que acordam bem cedo para deixar tudo pronto. 

O voluntário José Carlos Gonçalves, do café da manhã “É muito bom ser bom”, conta que a iniciativa surgiu quando passou em frente ao hospital e uma idosa com três netos, moradora do Mato Grosso do Sul, solicitou ajuda para alimentá-las. “Ela me pediu dois reais, disse que não tinha dinheiro nenhum para se alimentar. Isso me cortou o coração e então comecei a contactar alguns conhecidos e começamos a ajudar”, relata. 

O grupo contou com o apoio da Catedral Nossa Senhora Aparecida, que abre as portas do salão paroquial para que os voluntários preparem o café. “Isso a gente faz por nós mesmos, ser voluntário nos completa. Tentamos levar sempre frutas, pão, café ou chá, leite; fizemos recentemente uma festa julina para alegrá-los com alguns doces típicos, é muito recompensador ver a gratidão em cada olhar”. 

A Geovana Bastos acompanhou a mãe durante o tratamento oncológico, durante esse período passou um tempo no hospital e acompanhou o dia a dia das pessoas que vinham de outras cidades. “Percebemos muitas pessoas escolhendo entre um café da manhã ou um almoço. Deus sabe de todas as coisas e achou por bem levar minha mãe. Depois da perda dela comecei um pequeno grupo, chamei amigas para começar um projeto, aí surgiu o ‘Pão da Vida’, no qual damos e recebemos muito amor”. 

A solidariedade acalentou o coração de Geovana. “Temos sido curadas de doenças da alma - tristezas, depressões. Junto com o café da manhã entregamos fé e oração. Deus não une as pessoas, ele une propósitos. Cada bolacha, cada bolo caseiro, cada ato de ir ao supermercado é uma maneira diferente de fazer o bem”, celebra. 

A assistente social do CEONC, Janice Gehlen, enaltece o trabalho dos grupos que ameniza a espera dos pacientes que passam vários dias em tratamento. Ao todo são cinco grupos, um a cada dia da semana. “Ficamos muito gratos pelo empenho dos voluntários. As pessoas já sabem que podem contar com eles, sem falta. Se mais pessoas quiserem se juntar a essa rede de solidariedade podem entrar em contato com o CEONC por meio do telefone (45) 3220-4100, para direcionarmos as doações ou o trabalho voluntário aos grupos”.

Via: Assessoria Ceonc - Foto: Divulgação

Continue lendo

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.