Cascavel

Coopernorte conhece a história e estruturas da Coopavel

Dilvo falou sobre a Coopavel, cooperativa fundada em 15 de dezembro de 1970, e sobr...

09 ago 22 - 15h48 Redação SOT
Coopernorte conhece a história e estruturas da Coopavel

Uma caravana formada por 25 líderes de áreas da Coopernorte (Cooperativa Agroindustrial Paragominense) esteve em Cascavel nesta terça-feira, 9, para conhecer sobre história, estrutura e áreas estratégicas de atuação da Coopavel. A recepção foi feita pelo presidente Dilvo Grolli, pelo coordenador geral do Show Rural Rogério Rizzardi e por gerentes de áreas.

Dilvo falou sobre a Coopavel, cooperativa fundada em 15 de dezembro de 1970, e sobre o atual número de sócios (6,5 mil) e de funcionários (7,5 mil). Com faturamento de quase R$ 5 bilhões em 2021, a Coopavel está entre as 15 maiores do Brasil. O presidente informou sobre a importância do cooperativismo para o Paraná, com cerca de 130 mil empregos diretos gerados e faturamento de R$ 154 bilhões no ano passado, e para o País.

Uma apresentação com dados do agro brasileiro e mundial chamou a atenção dos visitantes. Dilvo informou que em apenas 30 anos a produtividade de grãos no Brasil cresceu 370% e que, no mesmo período, a área plantada aumentou somente 95%. Ele destacou, entre as contribuições do cooperativismo, a agregação de valor a matérias-primas, o que faz do País, além de um grande exportador de grãos, um dos maiores do planeta na comercialização de proteínas.

O presidente da Coopavel lembrou do compromisso da Coopavel, das cooperativas e do agronegócio com a sustentabilidade. Com 60% do seu território preservado, o Brasil é o país mais verde do mundo, observou Dilvo, complementando: “A Amazônia é nossa e ela só está preservada porque está aqui. Caso estivesse em qualquer outro lugar do mundo, ela já estaria devastada”. O crescente potencial do Pará como grande produtor de commodities foi destacado pelo presidente durante o encontro.

Coopernorte - Oficialmente criada em 2011, a Coopernorte é a maior cooperativa de grãos do Pará. Com cem cooperados, ela está sediada em Paragominas, município de maior produção de commodities do estado. A predominância é de soja, milho, sorgo e milheto. “O agronegócio avança rápido no Pará e essa viagem técnica permite contatos valiosos, com líderes e técnicos responsáveis por fazer do Paraná uma referência nacional e mundial na produção de grãos e proteínas”, afirmou Diego Andrade, gerente de Desenvolvimento de Cooperativas da OCB-Pará (Organização das Cooperativas do Estado do Pará).

Os líderes de áreas têm aprendido muito durante esta semana, com visitas, além da Coopavel, a outras cooperativas do Estado. “Estamos entusiasmados com o que as cooperativas fizeram aqui, contribuindo para o desenvolvimento social e econômico de regiões inteiras, como é o caso do Oeste do Paraná. Essa experiência será muito valiosa para os nossos próximos projetos”, conforme Diego.

As cooperativas do Pará, com a liderança da Coopernorte, começam uma nova etapa em seu processo de expansão. Os trabalhos de beneficiamento de arroz, feijão e transformação de milho em farelos e derivados já acontecem. O passo seguinte, segundo Diego, serão as integrações de suínos e peixes. O atual presidente da Cooperativa Agroindustrial Paragominense é o agropecuarista Bazílio Carloto. 

Na Coopavel, a caravana pôde conhecer a sede da cooperativa, indústria de fertilizantes, frigorífico de aves, moinho de trigo, além da área do Show Rural onde estão o Espaço Impulso (hub de inovação do agro), o Centro Tecnológico de Avicultura e a Unicoop (Universidade Coopavel).

Via: Assessoria Coopavel - Foto: Divulgação


Envie sugestões de Pautas, Fotos, Videos, ou Participe do grupo no WhatsApp ou do nosso Canal no Telegram receba as principais notícias do oeste do Paraná em primeira mão! 

CANAL NO WHATSAPP  -  CANAL DO TELEGRAM - GOOGLE NEWS 



Leia Também:
Publicar um comentário:
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.